PDCE e o ensino de Geografia Física: possíveis contribuições dos professores de Geografia a partir do programa de prevenção de riscos da DCRJ

Autores

  • Cecília da Conceição Luiz
  • Anice Esteves Afonso

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, programa defesa civil nas escolas, prevenção de riscos naturais.

Resumo

O Programa Defesa Civil nas Escolas desenvolvido pela equipe da Defesa Civil da cidade do Rio de Janeiro entre os anos de 2016 e 2018 foi o ponto de partida para a defesa da ideia de que os professores de Geografia do ensino básico podem e devem incluir a disseminação de informações que contribuam para a prevenção de riscos naturais. Sendo a Geografia uma ciência que estuda a relação homem-natureza, é importante que os professores de Geografia sejam capazes de possibilitar que os alunos do ensino básico compreendam como acontecem os fenômenos naturais que influenciam na vulnerabilidade a que tais alunos podem estar expostos. Aqui será feito um estudo de caso da região metropolitana do Rio de Janeiro, mais especificamente São Gonçalo, município considerado de alta vulnerabilidade, tendo em vista a ocupação irregular de encostas e margens de canais fluviais. É importante que temas relacionados a redução de risco sejam abordados nas escolas, pois a informação é a melhor forma de prevenção, que possibilita reduzir a vulnerabilidade de uma comunidade.

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Publicado

2019-12-11

Edição

Seção

Múltiplas linguagens no Ensino de Geografia