Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Sobre
Sobre a Revista
Submissão
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
2019
2019
Publicado:
2019-12-02
Expediente
Expediente
Comissão Organizadora
1-10
PDF
Sumário
Comissão Organizadora
11-42
PDF
Apresentação
Apresentação e dados estatísticos
Rafael Straforini, Tânia Seneme do Canto, Raul Reis Amorim
43-53
PDF
Homenagens
Rosângela Doin de Almeida: Rotas pela Educação, Geografia e Cartografia Escolar
Amanda Regina Gonçalves, Tânia Seneme do Canto
54-62
PDF
Marisa Terezinha Rosa Valladares: Falando sobre Marisa e girassóis
Regina Célia Frigério
63-66
PDF
Márcio da Costa Berbat
Andressa Lacerda
67-69
PDF
Nídia Nacib Pontuschka
Dadá Martins
70-73
PDF
Relatórios dos Grupos de Trabalho
Relatórios dos Grupos de Trabalho
Comissão Organizadora
74-103
PDF
Saberes docentes e a produção do conhecimento da Geografia Escolar
O LUGAR COMO REFERÊNCIA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA: TRAJETÓRIA DOCENTE NO ESTADO DE SANTA CATARINA
Luciana Vieira
104-117
PDF
TESSITURAS DE UMA REDE COLABORATIVA DE TRABALHO NUMA PESQUISA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA
Amanda Regina Gonçalves
118-125
PDF
O CONFLITO ENTRE MEMÓRIAS DOCENTES E DISCENTES: O DESAFIO-OBSTÁCULO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
Victória Sabbado Menezes, Roselane Zordan Costella
126-138
PDF
CAMINHOS DE ENSINANTES E APRENDENTES DO ESTÁGIO CURRICULAR EM GEOGRAFIA NA (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE
Davi Gandolphi de Souza
139-153
PDF
A INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Patrícia Christan
154-163
PDF
FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA PARA A ESCOLA SECUNDÁRIA: A CONTRIBUIÇÃO DA FFCL DA USP (1934-1960)
Márcia Cristina de Oliveira Mello
164-171
PDF
OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA NO PARANÁ E O LUGAR DAS PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAFIA
Éliton Paulo Novais
172-180
PDF
GÊNERO COMO CONTEÚDO NAS AULAS DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Camila Madrid
181-191
PDF
PROJETO “MAPEANDO MEUS COLEGAS”: UMA PROPOSTA DE PESQUISA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Vitor Scalercio , Phillipe Valente Cardoso
4471-4484
PDF
A PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ASSOCIAÇÕES ESCOLARES: ESCOLA NOSSA E ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE NITERÓI
Marcela Guimarães Lacerda
197-210
PDF
A QUESTÃO AGRÁRIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES E METODOLOGIAS
Ana Paula Feitosa Cesar
211-224
PDF
O QUE É A GEOGRAFIA PARA VOCÊ? ANALISANDO A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO EM RELAÇÃO A CIÊNCIA GEOGRÁFICA
Vinicius Machado Cursino
225-234
PDF
A VALORIZAÇÃO DOS SABERES DOCENTES NA CONSTRUÇÃO DO ALMANAQUE DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO DA REGIÃO METROPOLITANA DE RIBEIRÃO PRETO
Lucas Augusto Rosa, Caroline Vieira de Souza , Francislaine Soledade Carniel, Thais Angela Cavalheiro de Azevedo
235-244
PDF
A ESCRITA NARRATIVA: CONSTRUINDO NOVOS SENTIDOS PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Anniele Sarah Ferreira de Freitas, Thiara Vichiato Breda
245-256
PDF
Fundamentos teórico-metodológicos no Ensino de Geografia
GEOGRAFIA ESCOLAR: DISCUSSÕES SOBRE A IDENTIDADE DISCIPLINAR E SOBRE A CONDIÇÃO ESPACIAL DA PRÁTICA DOCENTE
Hilton Marcos Costa da Silva Júnior
257-270
PDF
ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO BRASIL
Afonso Vieira Ferreira
271-284
PDF
NÓS PROPOMOS! EM CHAPECÓ: O LUGAR EM PESQUISA EM DIÁLOGO COM A ESCOLA
Cauã Guido, Adriana Maria Andreis
285-297
PDF
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS EM ZONAS DE FRONTEIRAS
Claudia Moreira de Sousa Pires
298-311
PDF
A PRODUÇÃO DO ESPAÇO COMO PROPOSTA DE ENSINO DA HISTÓRIA DE ÁFRICA
Jonny Alan Morais , Julia Gabriela Valverde Laureano, Nivaldo Oliveira, Lindberg Nascimento Junior
312-325
PDF
A REDE DE ESCOLAS TÉCNICAS DE ENSINO MÉDIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NA BAIXADA FLUMINENSE
Lucas Gabriel Lourenço Borges, Sara Firmino de Mesquita, Marcus Vinicius Silva de Jesus , Janaína Faria Oliveira
326-334
PDF
UMA ANÁLISE DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA BAIXADA FLUMINENSE/RJ
Guilherme Preato Guimarães , Ester Ribeiro Moreira , Clézio dos Santos , Gabriel Pereira da Cruz
335-347
PDF
GEOGRAFIA FÍSICA NO CONTEXTO ESCOLAR: A REALIDADE EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE POÇOS DE CALDAS, SUL DE MINAS GERAIS
Melina Mara de Souza, Larissa Lorien Bueno de Alencar
4501-4514
PDF
Conceitos e conteúdos no Ensino de Geografia
A CATEGORIA DE REGIÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: CONTEÚDO E COTIDIANO EM DIÁLOGOS
Geórgia Pedro Corvino
348-360
PDF
TESSITURAS METODOLÓGICAS EM PRÁTICAS ESCOLARES MOBILIZADORAS AO ENSINO DE ESPAÇO GEOGRÁFICO: UM ESTUDO DE CASO DA ESCOLA MUNICIPAL CLARO LIMA, EM FRANCISCO AYRES (PI)
Adaires Nunes de Sousa , Igor de Araújo Pinheiro
361-371
PDF
CLIMATOLOGIA ESCOLAR: PERCEPÇÃO CLIMÁTICA DOS ALUNOS SURDOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA INCLUSIVA EM RELAÇÃO AO CLIMA E TEMPO ATMOSFÉRICO
Renato Eduardo Rodrigues de Abreu
372-380
PDF
O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A ABORDAGEM DA REDE HIDROGRÁFICA
Camylla Silva Otto
381-392
PDF
[DES] CONSTRUIR PARA O PENSAR POLÍTICO NA GEOGRAFIA: DIÁLOGOS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFFS
Lucas Ponte Mesquista, Luisa R. Tacca
393-404
PDF
GEOGRAFIA E MOVIMENTOS SOCIAIS: UMA ANÁLISE DA PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO E DA NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
William Fernando Camilo Queiroz
405-416
PDF
ESPAÇO SEM LIMITES: O PAPEL DA GEOGRAFIA NO CURRÍCULO DE ESCOLAS DE FRONTEIRA
Marcos Irineu Klausberger
417-429
PDF
DA LAMA AO CAOS: A TRAGÉDIA DE MARIANA (MG) SOB O OLHAR DA HISTÓRIA IMEDIATA E DO ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR
Jhonatan Vicentini
430-438
PDF
O ENSINO DE GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA
Arthur Silva, Dione Grybovski
439-450
PDF
A AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA
Francisco Tomaz de Moura Júnior , Suzana Ribeiro Lima Oliveira
451-464
PDF
CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS NAS ESCALAS LOCAL/REGIONAL, NO CONTEXTO DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)
Karla Annyelly Teixeira de Oliveira , Kamila Santos de Paula Rabelo, Lana de Souza Cavalcanti
465-478
PDF
A GEOGRAFIA E A VISÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ACERCA DA DISCIPLINA ESCOLAR
Jardel da Silva Oliveira Junior
479-492
PDF
DO PRIMEIRO MAPA DA TERRA AO CÉU COMO ESPAÇO NEGADO
Ricardo Gutiérrez Garcés , Rosemy da Silva Nascimento
493-503
PDF
A ABORDAGEM DOS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS NA GEOGRAFIA ESCOLAR
Leonardo Ferreira Farias da Cunha, Cristina Maria Costa Leite
504-517
PDF
O CONCEITO DE ESPAÇO GEOGRÁFICO NA TRAJETÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO: NOTAS PARA DISCUSSÃO
Maria Pereira da Silva Xavier , Armstrong Miranda Evangelista
518-528
PDF
POTENCIALIDADES DO USO DE FASCÍCULOS DIDÁTICO PARA ENSINAR TEMAS LOCAIS NAS AULAS DE GEOGRAFIA
Maria Eduarda Andrade de Faria
529-543
PDF
CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE CIDADE A PARTIR DA TEMÁTICA DA ACESSIBILIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Marielly de Sousa Miranda
544-553
PDF
DOS DEBATES TEÓRICO-METODOLÓGICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA UMA PRÁTICA DOCENTE SIGNIFICATIVA
Igor Armindo Rockenbach
554-564
PDF
A ABORDAGEM DO ESPAÇO PÚBLICO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO MÉDIO
Ricardo José Gontijo Azevedo , Malena Silva Nunes , Paulo Eduardo Alves Borges da Silva
565-576
PDF
A PERCEPÇÃO DOS CONHECIMENTOS GEOGRÁFICOS A PARTIR DAS VIVÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO COM OS ALUNOS DO 6o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Aline da Silva Xavier
577-588
PDF
Multiculturalidade, diferenças e identidades no Ensino de Geografia
O ENSINO DE GEOGRAFIA E OS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Priscylla Karoline de Menezes
589-599
PDF
A CONTRIBUIÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM
Cristiane Cardozo da Silva
600-612
PDF
A LEI 11.645/2008 E O ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO MÉDIO
João Paulo Maciel , Lerice de Castro Garzoni
613-626
PDF
A EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA PESPECTIVA DE TEMA TRANSVERSAL DENTRO DA GEOGRAFIA ESCOLAR
Carolina Araujo Michielin , Amábili Fraga
627-637
PDF
AS GEOTECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO DE ALUNOS SURDOS
André de Paula Silva
638-647
PDF
OS IMIGRANTES COREANOS NA REMODELAÇÃO DO BAIRRO DO BOM RETIRO, NA CIDADE DE SÃO PAULO - SP: TRANSFORMAÇÕES, VIDA COMUNITÁRIA E TERRITORIALIZAÇÕES
Marísia Margarida Santiago Buitoni , Henoch Gabriel Mandelbaum
648-658
PDF
A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES CULTURAIS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA I
Felipe Júlio Soares
659-669
PDF
DESIGUALDADES, DIFERENÇAS E INTERDIÇÕES: IMPLICAÇÕES DO COMPARTILHAMENTO DE ESPAÇOS ENTRE ESCOLAS PÚBLICA E PRIVADANO INTERIOR DO PARANÁ
Pablo Jonathan Prado, Daniel Luiz Stefenon
670-683
PDF
ENSINO DA GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR: ESCASSEZ DE PESQUISAS E DEMANDAS EM PROFUSÃO
Izis Santiago , Grace Bungenstab Alves
684-696
PDF
O MEU LUGAR: IMAGENS, SABERES E VIVÊNCIAS
Helena Pinheiro Dantas, Lucas Correa Santoro , Fabio Soares Queiroz
697-709
PDF
IDENTIDADE DOCENTE: DA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ÀS SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS
Lucas Serpa da Silva, Ligia Cardoso Carlos
710-719
PDF
UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL AYRTON SENNA DA SILVA EM BOA VISTA-RR EM RELAÇÃO À IMIGRAÇÃO VENEZUELANA NO ESTADO
Reginaldo Nuñez Barbosa Júnior
720-730
PDF
A ÁFRICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: ROMPENDO REPRESENTAÇÕES DE UMA “HISTÓRIA ÚNICA” EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS (RJ)
Larissa Lima de Souza
731-742
PDF
JUVENTUDES E PROTAGONISMO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE PRESIDENTE PRUDENTE – SP, NA ESCOLA E NA CIDADE
Victor Ananias Nascimento Carnevali , Arnaldo dos Santos Amorim
743-757
PDF
A ABORDAGEM DA ÁFRICA NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA
Ester Cardoso dos Santos, Israel Esteban Muñoz da Costa, Carlos Alberto Oliveira Batista Júnior
758-771
PDF
O RECONHECIMENTO DO GÊNERO COMO UMA RELAÇÃO DE PODER NA GEOGRAFIA
Stéfany Pereira, Mariana Farina Golinski
772-782
PDF
A OFICINA PEDAGÓGICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA COM O PIBID
Lauro Felipe Queiroz Leal
783-790
PDF
A ÁFRICA NOS CURSOS DE GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA PARTICIPANTE EM SALA DE AULA
Raquel Almeida Mendes
791-804
PDF
INTERCULTURALIDADE NA GEOGRAFIA ESCOLAR
Pedro Carvalho Calafate , Frederico Lima, Danyele Vianna Barboza , Ana Claudia Giordani
805-818
PDF
O PENSAMENTO GEOGRÁFICO COMO UM MEIO DE DESNATURALIZAR O PRECONCEITO: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DA JUSTIÇA SOCIAL CONTRA O RACISMO A PARTIR DO CONHECIMENTO GEOGRAFICO
Lucas Farias Araújo , Eder Marques Paiva, Lucas Bussi Ferreira do Sacramento
819-833
PDF
ROMPENDO AS FRONTEIRAS ENTRE O FEMININO E O MASCULINO NO ESPAÇO ESCOLAR: POR UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E IGUALITÁRIA NA PERSPECTIVA DE GÊNERO
Poliana Karen Rosa
834-845
PDF
DIVERSIDADE DE GÊNERO: O PODER DO DISCURSO NA EXCLUSÃO SOCIAL
Alline Lemos Lira
846-857
PDF
ENSINO DO CICLO DAS ROCHAS A PARTIR DOS CONCEITOS DA TRADIÇÃO YORUBÁ
Henrique Pereira Almeida dos Santos, Ana Beatriz Santos , Lucas da Silva Isidorio
858-568
PDF
LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: NARRATIVAS, POVOS DO CAMPO E A PRODUÇÃO DE “NÃO-EXISTÊNCIA”
Mariana Martins de Meireles
869-879
PDF
História da Geografia Escolar: conteúdos, recursos didáticos e ideologias
A TRAJETÓRIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA NOS COLÉGIOS DA CIDADE DE SÃO PAULO NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX
Daniel Mendes Gomes
880-892
PDF
A PRESENÇA DAS CATEGORIAS PAISAGEM E REGIÃO NA GEOGRAFIA ESCOLAR
Renato Frade da Costa
893-906
PDF
BOLETIM PAULISTA DE GEOGRAFIA (1949-1979): LEITURA SOBRE O SABER GEOGRÁFICO ESCOLAR
Maria Rita de Castro Lopes
907-922
PDF
REVISTA DO ENSINO DA PARAÍBA (1932 -1934): O ENSINO ATIVO NA GEOGRAFIA ESCOLAR A PARTIR DA ABORDAGEM DE UM CENTRO DE INTERESSE
Angélica Mara de Lima Dias , Maria Adailza Martins de Albuquerque
923-935
PDF
A INFLUÊNCIA DO NACIONALISMO E DE DELGADO DE CARVALHO NO CURRÍCULO DE GEOGRAFIA, DO ENSINO SECUNDÁRIO DE 1935, PROPOSTO POR MARIA CONCEIÇÃO VICENTE DE CARVALHO, PIERRE MONBEIG E AROLDO DE AZEVEDO
João Luiz Cuani Junior, Márcia Cristina de Oliveira Mello
936-949
PDF
GEOGRAFIA ESCOLAR CEARENSE: ENTRE O SABER, O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E A DOCÊNCIA
Eluziane Gonzaga Mendes
950-963
PDF
RELAÇÃO SUJEITOS E ESPAÇO: RECURSOS, INFRAESTRUTURA ESCOLAR E A INFLUÊNCIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA
Paloma Stefanie Silva , Carla Juscélia Oliveira de Souza
964-977
PDF
CONSIDERAÇÕES SOBRE A CARTOGRAFIA ESCOLAR E O DESENVOLVIMENTO DA GEOGRAFIA ESCOLAR NO PERÍODO DA ESCOLA NOVA (1930-1943)
Diego Carlos Pereira
978-991
PDF
O CAMPO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA (1930-1960) E O DUALISMO DO ENSINO SECUNDÁRIO
Felipe Janini Bonfante , Márcia Cristina de Oliveria Mello
992-1002
PDF
PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA: AZIZ NACIB AB’SÁBER E A TRAJETÓRIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA
Thiago José de Oliveira, Márcia Cristina de Oliveira Mello
1003-1015
PDF
Saberes e Práticas no Ensino de Geografia Infantil e Anos Iniciais do Ens. Fund.
GEOGRAFIA E LITERATURA: EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS
Aline de Lima Rodrigues
1016-1027
PDF
MAPEANDO COM A EDUCAÇÃO INFANTIL
Ester Silva de Azevedo
1028-1041
PDF
A ARTE DE MAPEAR O MUNDO NA INFÂNCIA: EXPLORANDO O GÊNERO TEXTUAL MAPA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Christiane Fernanda da Costa, Bruno Falararo de Mello
1042-1053
PDF
UMA ANÁLISE DA REPERCUSSÃO DE FAKE NEWS NAS AULAS DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Erica Cristina Nogueira dos Santos, Vicente de Paula Leão
1054-1064
PDF
GEOGRAFIA, INFÂNCIA E LUDICIDADE: UM DIÁLOGO SOBRE A CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS
Humberto Cordeiro Araujo Maia , Joseane Gomes de Araújo, José Vitor Rossi Souza, André Luiz Silva Carvalho
1065-1075
PDF
PAISAGENS SONORAS E SUA IMPORTÂNCIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Daiane Aparecida Araújo de Oliveira
1076-1083
PDF
PRÁTICAS FORMATIVAS E DIFERENTES ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS
Diego Corrêa Maia
1084-1097
PDF
DA TEORIA À PRÁTICA: O ENSINO DAS PLANÍCIES DE INUNDAÇÃO NOS ANOS INICIAIS
Edineuza Oliveira Silva
1098-1106
PDF
PROJETO “O MEU MUNICÍPIO NA ESCOLA”: EM BUSCA DE PEDAGOGIAS E CURRÍCULOS PODEROSOS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Daniel Luiz Stefenon, Rodrigo Cesar Paes Fumes
1107-1117
PDF
PROCESSOS FORMATIVOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA: O TRABALHO DE CAMPO EM LAGOINHA E MORRO DA TORRE, MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS, RJ.
Bruna da Silva Cavalcante Bosio, Ana Maria Marques Santos
1118-1128
PDF
PLANTAS MEDICINAIS E ETNOCONHECIMENTO NA CIDADE DE HUMAITÁ-AM
Soraya do Carmo Souza
1129-1139
PDF
AS CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DO COMPONENTE FÍSICO-NATURAL CLIMA NO LIVRO DIDÁTICO DO PROJETO BURITI DO 5°ANO DE GEOGRAFIA
Annaclara Toledo Avelar da Costa, Adriana Olívia Alves
1140-1154
PDF
NARRANDO MINHAS VIVÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA ENSINO FUNDAMENTAL II
Bruna Souza Silva
1155-1166
PDF
A ILHA EM QUE EU HABITO: UMA LEITURA DE MUNDO NOS ANOS INICIAIS A PARTIR DE UM OLHAR SOB A CIDADE DE FLORIANÓPOLIS/SC
Gabrielle Luana Rosinski , Carolina Araujo Michielin
1167-1175
PDF
Linguagens cartográficas no Ensino de Geografia
A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA NA DIALÓGICA ENTRE A GEOGRAFIA E A CARTOGRAFIA NO ENSINO ESCOLAR
Paulo Roberto F. de Abreu e Silva , Ijaciara Barros de Abreu, Antonio Carlos Castrogiovanni
1176-1188
PDF
A PRESENÇA DA CARTOGRAFIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA DIAGNOSE
Ronaldo Goulart Duarte
1189-1203
PDF
EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, NEUROCIÊNCIA E METODOLOGIA ATIVA: APRENDIZAGENS PARA A CARTOGRAFIA ESCOLAR ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS
Rosemy da Silva Nascimento
1204-1218
PDF
A CARTOGRAFIA TÁTIL: UM RECURSO DIDÁTICO PARA ENSINAR GEOGRAFIA A DEFICIENTES VISUAIS
David de Abreu Alves
1219-1232
PDF
A CARTOGRAFIA SOCIAL NA ELABORAÇÃO DE MAPAS AFETIVOS SOBRE O ESPAÇO ESCOLAR E SUA(S) REPRESENTATIVIDADE(S)
Mariana Amâncio de Sousa Moraes , Eduardo Rodrigues Alves , Marcos Vinícius Vieira do Nascimento
1233-1242
PDF
OS MAPAS MENTAIS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES INDÍGENAS DO ALTO RIO NEGRO - AM
Helenice Aparecida Ricardo, Amélia Regina Batista Nogueira
1243-1251
PDF
PRODUÇÃO DE UM GLOBO TERRESTRE E UM PLANISFÉRIO: UM BALÃO DE FESTA COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
Luana Rampinelli Quaresma , Victor Ventura da Luz
1252-1263
PDF
BLOCOS-DIAGRAMAS E SUA APLICAÇÃO PARA O ESTUDO DO RELEVO
Victor Ventura da Luz, Luana Rampinelli Quaresma
1264-1274
PDF
O CONCEITO DE ESCALA APLICADO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA
Andressa Cabral Barci, Ana Claudia Ramos Sacramento
1275-1289
PDF
A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA E A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DA AULA EXPOSITIVA DE GEOGRAFIA
Lidiane Bezerra Oliveira
1290-1303
PDF
A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DOS(AS) ALUNO(AS)
Leonam Bonato da Silva
1304-1316
PDF
ATRAVÉS DOS MUROS: PERCEPÇÕES DA GEOGRAFIA DA INFÂNCIA
Éric Borges de Carvalho Nogueira
1317-1330
PDF
A RELEVÂNCIA DA CARTOGRAFIA TÁTIL NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Thaís Alves Fernandes Corrêa
1331-1344
PDF
O CAMINHO GUARANI NO PARQUE MUNICIPAL DA LAGOA DO PERI COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DO SABER GEOGRÁFICO
Ana Flávia Pereira, Isabella de Carvalho Souza
1345-1357
PDF
CARTOGRAFANDO FLORIANÓPOLIS: OUTRAS POSSIBILIDADES DO MAPA EM SALA DE AULA
Marina Coelho Rosa e Silva
1358-1367
PDF
OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ENSINANDO CARTOGRAFIA A PARTIR DE NOVOS RECURSOS DIDÁTICOS
Gabriela Aparecida Lima da Silva, Maria Laura Mariusso , Vera Lúcia dos Santos Plácido
1368-1375
PDF
A ABORDAGEM DA CARTOGRAFIA E O DESENVOLVIMENTO DAS PERCEPÇÕES ESPACIAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Lara Marques da Silva
1376-1388
PDF
REPRESENTAÇÃO DO GLOBO TERRESTRE NA BOLA: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS
Denise Mota Pereira da Silva, Cristina Maria Costa Leite
1389-1400
PDF
O USO DA CARTOGRAFIA NO ENTENDIMENTO DE PLANEJAMENTO AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO SEGREDO NA CIDADE DE CAMPO GRANDE – MS
Natália Aude Leite de Araújo Silva
1401-1410
PDF
MAQUETES INTERATIVAS COMO RECURSO DIDÁTICO: O ESTUDANTE COMO PROTAGONISTA
Diego Alves Ribeiro , Carla Cristina Reinaldo Gimenes de Sena
1411-1421
PDF
NECESSIDADE DE SUPERAÇÃO DE MAPAS EUROCÊNTRICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Eduardo Seide Asanuma
1422-1433
PDF
COMPONDO O LUGAR POR MEIO DE OUTROS SENTIDOS
Mayara Perinni, Yago Oliveira dos Santos , Lucas de Souza Leite
1434-1444
PDF
CONSTRUÇÃO E USO DE MAQUETES NO ENSINO DE CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA FÍSICA
Marco Aurélio Dias Zózimo , Loçandra Borges de Moraes
1445-1456
PDF
OS MAPAS MENTAIS COMO LINGUAGEM E REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR POR ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Shakira Porciuncula Salasar , Rebeca J. Nunes da Silva , Rosangela Lurdes Spironello
1457-1466
PDF
CARTOGRAFIA TÁTIL NO ENSINO MÉDIO: A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRÉVIO PARA A CONTINUIDADE DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E INCLUSIVA
Enoque Gomes de Morais
1467-1478
PDF
RELEVO NA PALMA DA MÃO: ELABORAÇÃO DE MAQUETE HIPSOMÉTRICA POR ALUNOS(AS) DE ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SERRA, ESPÍRITO SANTO
Matheus de Oliveira Fernandes Adão , Natalia Barbosa Coradini
1479-1488
PDF
A CARTOGRAFIA SOCIAL E OS PCT’S NA ESCOLA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DAS COMUNIDADES CAIÇARAS DO POUSO DA CAJAÍBA E DA PRAIA DO SONO (PARATY - RJ)
Matheus Gouveia
1489-1502
PDF
MAPAS: UMA FERRAMENTA SUBESTIMADA NAS AULAS DE GEOGRAFIA
Rafaela Vieira Naiwerth, Jaqueline de Paula Sabino
1503-1516
PDF
O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR PARA A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA
Denis Richter , Gabriel Martins Cavallini
1517-1530
PDF
CARTOGRAFIA NARRATIVA E O ENSINO DE GEOGRAFIA: O MAPEAMENTO DE HISTÓRIAS DE VIDA COMO RECURSO METODOLÓGICO NAS ESCOLAS
Laura Butti do Valle
1531-1540
PDF
O TRABALHO COM ESCALAS: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR
Rogério Fagundes Rodrigues , Karina de Oliveira Castro
4447-4459
PDF
Raciocínio geográfico no Ensino de Geografia
O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA
Daniel Rodrigues Silva Luz Neto
1541-1552
PDF
COMPREENDER O GLOBAL A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE LUGAR
Marcelo Gaudêncio Brito Pureza , Sonia Maria Vanzella Castellar
1553-1561
PDF
O TERRITÓRIO USADO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Ana Cláudia Ferreira Lima , Carolina Machado Rocha Busch Pereira
1562-1574
PDF
O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA BNCC A PARTIR DE METODOLOGIAS ATIVAS
Jéssica da Silva Rodrigues Cecim , Viviane Lousada Cracel
1575-1587
PDF
O XADREZ COMO INSTRUMENTO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Jéssica Danielle Ferreira do Amaral, Sandra de Castro de Azevedo
1588-1599
PDF
PRÁTICAS LINGUAGEIRAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTUDOS DISCURSIVOS SOBRE A CIDADE DE SÃO PAULO
Darlan da Conceição Neves
1600-1612
PDF
PREVENÇÃO DE DESASTRES NATURAIS NO ENSINO BÁSICO DE GEOGRAFIA: USO DE CARTILHAS
Kaio Pereira Machado, Anice Esteves Afonso
1613-1622
PDF
REGIÃO E REGIONALIZAÇÃO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Laís Manesco Grigolon, Henrique Santos Domingos, Bruna Rossin, Maria Bernadete Sarti da Silva Carvalho
1623-1634
PDF
A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO NOS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Karolaine Pires dos Santos
1635-1643
PDF
EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS DE ARTICULAÇÃO UNIVERSIDADEESCOLA NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
Maria Anezilany Gomes do Nascimento
1644-1653
PDF
Múltiplas linguagens no Ensino de Geografia
A CHARGE COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA TEMÁTICA URBANIZAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Eluana Carvalho da Silva
1654-1665
PDF
RESSIGNIFICAR O ENSINO DE BIOGEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DA PRÁXIS
Aline Mello Campos
1666-1677
PDF
NOS PASSOS DE SEVERINO: AS POSSIBILIDADES DE ENSINAR A GEOGRAFIA DAS SUB-REGIÕES NORDESTINAS COM O POEMA MORTE E VIDA SEVERINA
Daniela Kleinfelder
1678-1685
PDF
GEOMAT – OFICINAS INTERDISCIPLINARES ENTRE GEOGRAFIA E MATEMÁTICA
Mateus Testoni Carvalho
1686-1697
PDF
GEOZINE: LINGUAGEM PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
Antonio Marcos Gomes da Silva, Eugênia Maria Dantas
1698-1710
PDF
MÚSICA E ENSINO DE GEOGRAFIA: O PIBID NO TERRITÓRIO DO SISAL DA BAHIA
Adriele de Lima Costa, Clécia Neri da Silva Santos, Cleidson da Mota
1711-1722
PDF
DISCUSSÃO SOBRE URBANIZAÇÃO PELO VIÉS DA LINGUAGEM MUSICAL: UMA EXPERIÊNCIA PROPORCIONADA PELO PIBID
Vitória Letícia de Jesus Sousa, Maíra da Silva Costa, Simone Santos de Oliveira
1723-1734
PDF
TEATRO COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA
Luiza Vitória Ribeiro de Paiva, Camila Freire Sampaio
1735-1743
PDF
A TRANSMIDIAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA LINGUAGEM MOTIVADORA
Maciel Pereira da Silva, Jean Volnei Fernandes
1744-1755
PDF
A FOTOGEOGRAFIA COMO POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM PARA OS ALUNOS SURDOS
Jean Volnei Fernandes , Maciel Pereira da Silva
1756-1764
PDF
EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: O USO DE JOGOS COMO UMA METODOLOGIA PARA A INTEGRAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
Karolayne Araújo Coelho, Mariana Amâncio de Sousa Moraes
1765-1774
PDF
LITERATURA COMO PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
Gustavo Gabriel Garcia
1775-1786
PDF
O USO DE MÚSICAS COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Ana Cristina Freire de Oliveira, Sharlene Mougo Silva
1787-1800
PDF
PAISAGEM E ENSINO DE GEOGRAFIA: POSSÍVEIS CAMINHOS PARA A REFORMA DO PENSAMENTO
Christiano Corrêa Teixeira, Lânderson Antória Barros
1801-1813
PDF
MÚSICA E IMAGINAÇÕES ESPACIAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DE ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA DE DOURADOS (MS)
Karen Miyasato Ribeiro
1814-1822
PDF
A UTILIZAÇÃO DO TEATRO COMO PRÁTICA EDUCATIVA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO
Yago Oliveira dos Santos, Beatriz Pezzin de Oliveira
1823-1834
PDF
MAPEANDO O ESPAÇO LOCAL: CARTOGRAFIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA ALÉM DA SALA DE AULA
Ana Gláucia Seccatto
1835-1847
PDF
CARTOGRAFIA SOCIAL NO ASSENTAMENTO ANTÔNIO CONSELHEIRO/ CEARÁ
Alexandra Maria de Oliveira, Antônia Sandra Honoria de Sousa, Fabiano Fontenele Farias
1848-1861
PDF
OLHARES PARA AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: O DESPERTAR PARA A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS A PARTIR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICAL
Maria do Socorro Ferreira da Silva
1862-1873
PDF
ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA E LITERATURA: UMA ANÁLISE COM BASE NOS ANAIS DO XIII ENPEG
Gabriela Klering Dias
1874-1883
PDF
A CARTOGRAFIA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DOS MÉTODOS E ABORDAGENS DE ENSINO E SUA DEFICIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Isabella Cavalcanti dos Reis, Gustavo Souto Perdigão Granha
1884-1894
PDF
A PRODUÇÃO E O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ESPECÍFICOS PARA O ESTUDO DE SOLOS: O RELATO DE UMA PRÁTICA DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM BARREIRAS – BA
Elisama dos Santos da Silva, Jaciene Fernandes da Silva, Laryssa da Silva da Cruz, Ricardo Abrate Luigi Júnior
1895-1904
PDF
IMAGENS QUE SE DESFAZEM: HORTAS ESCOLARES NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
Larissa Marchesan, Lívia de Souza C. Selhane, Ana Maria H. Preve
1905-1915
PDF
A HORTA COMO PRÁTICA NAS RELAÇÕES VOLTADAS PARA O ENSINO E PARA A APRENDIZAGEM NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Brenda Vitor dos Santos
1916-1928
PDF
PERCEPÇÕES E IMAGENS DE PROFESSORES MARCANTES: ESTUDO COM ESTAGIÁRIOS DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Dayana Karla Barbosa da Silva, Willian Falcão Lopes, Liége Maria Sitja Fornari, Maria Inez da Silva de Souza Carvalho
1929-1943
PDF
UTILIZAÇÃO DAS LINGUAGENS ICONOGRÁFICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Ione Oshida, Renata Barrocas
1944-1956
PDF
UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CERRADO: O TRABALHO DE CAMPO ALIADO A LINGUAGEM FOTOGRÁFICA
Janine Cordeiro Braga, Camylla Silva Otto, David de Abreu Alves, Tiago Felis Pinheiro
1957-1970
PDF
A CONTRIBUIÇÃO DE JOGOS DE INTERPRETAÇÃO DE PAPÉIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS ABSTRATOS EM GEOGRAFIA
Gustavo Gabriel Garcia
1971-1982
PDF
O USO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR: (RE) CONHECENDO O CONCEITO DE LUGAR NO CONTEXTO DA USINA HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE
Samara do Nascimento Souza, Adriana da Costa Paiva
1983-1991
PDF
O ESQUETE, UMA PRÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Daiane Peluso, Marli Terezinha Szumilo Schlosser, Eliane Liecheski Artigas , Marilene Francieli Wilhelm
1992-2004
PDF
O CINEMA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: APONTAMENTOS A PARTIR DA ANÁLISE DAS COLEÇÕES APROVADAS NO PNLD/2018
Luís Henrique Dias Rocha
2005-2018
PDF
ENSINO DE GEOGRAFIA COM OBRAS CINEMATOGRÁFICAS: DA TAIGA SIBERIANA A CAATINGA BRASILEIRA
Thiago Afonso Peron
2019-2025
PDF
CIDADE DE UNA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PROPOSTA METODOLÓGICA
Tatiana Oliveira Santana, Gleicekelly Oliveira Dias, Tereza Genoveva Nascimento Torezani Fontes
2026-2037
PDF
DO TEMPO AO CLIMA: O USO DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA PARA O ENSINO DE CLIMATOLOGIA ESCOLAR
Iuri Campos de Souza
2038-2048
PDF
GEOGRAFIA DÁ ROCK? UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NA EEEP MIGUEL GURGEL EM FORTALEZA-CE
Brendon Bessa Lima, Tereza Sandra Loiola Vasconcelos
2049-2059
PDF
A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR PESQUISADOR PARA VISUALIDADE E LEITURA DE MUNDO DOS SURDOS
Ana Clara Dias de Almeida, Cliveland Teles Fernandes, Helena Dantas Pinheiro
2060-2070
PDF
A INFLUÊNCIA DAS TEORIAS CURRICULARES E DA INSERÇÃO DO SUJEITO IDOSO NO ENSINO DE CARTOGRAFIA
Gisa Fernanda Siega Rocha, Sílvia Elena Ventorini
2071-2084
PDF
PARÓDIAS GEOGRÁFICAS: UMA ABORDAGEM LÚDICA DOS CONTEÚDOS
Cilene Fescina
2085-2094
PDF
CARTOGRAFIA ESCOLAR E ÁREAS DE RISCOS: MATERIAL E CONSTRUÇÕES DIDÁTICAS
Igor Silvério Macedo, Silvia Elena Ventorini
2095-2108
PDF
EXPERIMENTAÇÕES COM IMAGENS NA DICOTOMIA RURAL/ URBANA DO ENSINO DE GEOGRAFIA
Carina Merheb de Azevedo Souza
2109-2122
PDF
MODOS DE OLHAR OS MAPAS ARTÍSTICOS: UM EXERCÍCIO VISUAL COM ESTUDANTES DE GEOGRAFIA
Verónica Hollman, Fernanda Padovesi Fonseca
2123-2134
PDF
A LINGUAGEM DO DESENHO E O CONCEITO DE PAISAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA COM CRIANÇAS ESCOLARES
Fabiana Rodrigues Oliveira Queiroz
2135-2145
PDF
DESMANCHANDO A ÁFRICA EM MIM – A COLAGEM COMO POSSIBILIDADE DE CRIAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
Raphaela Desiderio
2146-2158
PDF
ASSOCIAÇÃO LIVRE: ENTRE A PSICANÁLISE E O ENSINO DE GEOGRAFIA
Juliana Maddalena Trifilio Dias
2159-2170
PDF
ESTÁGIO CURRICULAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CINEMA NA REALIDADE ESCOLAR NO GRANDE BOM JARDIM FORTALEZA (CE)
Marcos Vinicius Vieira do Nascimento, Karolayne Araújo Coelho
2171-2184
PDF
A PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA PARA ALÉM DA RACIONALIDADE TÉCNICA
Maria Edivani Silva Barbosa
2185-2196
PDF
O USO DA FOTOGRAFIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Quele Oliveira de Jesus , Antenor Rita Gomes
2197-2209
PDF
ESTÁGIO SUPERVISIONADO - UMA MIGRAÇÃO DE CONHECIMENTOS E EMOÇÕES
Matheus Bueno Siqueira Moura, Layanne Almeida de Souza
2210-2219
PDF
PROJETO DE ENSINO: MINHOCA NA CABEÇA
Sabrina Mendes Boeira
2220-2228
PDF
MÚSICA COMO DISPOSITIVO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID DA UNEB NO TERRITÓRIO DO SISAL
Simone Santos de Oliveira , Odete de Lima , Adalberto de Souza Campos , Adenilson Santos Matos
2229-2239
PDF
SOBRE CINEMA E GEOGRAFIA NA ESCOLA: ALGUMASAPROXIMAÇÕES DE PESQUISA
Ana Paula Nunes Chaves , Ana Maria Hoepers Preve
2240-2251
PDF
NOÇÕES SOBRE REGIÕES NOS ANOS INICIAIS: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE
André Luiz Silva Carvalho , Diego Corrêa Maia
2252-2260
PDF
OLHAR, SENTIR E MOSTRAR
Edimilson Antônio Mota
2261-2276
PDF
ESPACIALIDADES LITERÁRIAS, AS IMAGENS DO SÍTIO DE DONA BENTA
Mariana Guedes Raggi , Edna Telma Fonseca e Silva Vilar
2277-2284
PDF
O DISCURSO JORNALÍSTICO E A VINCULAÇÃO DE NOTÍCIAS SOBRE FENÔMENOS CLIMÁTICOS: POTENCIALIDADES DIDÁTICAS
Vinicius Giannini Furriel, Gustavo A. Alves de Souza
2285-2293
PDF
PDCE e o ensino de Geografia Física: possíveis contribuições dos professores de Geografia a partir do programa de prevenção de riscos da DCRJ
Cecília da Conceição Luiz , Anice Esteves Afonso
2294-2304
PDF
CARTOGRAFIAS E MAPAS COM LINGUAGEM FOTOGRÁFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
Ernandes de Oliveira Pereira
2305-2319
PDF
EDUCAÇÃO E FOTOGRAFIA: MULTIPLICIDADES DO LUGAR ESCOLAR
Rogério Borges , Andréa Aparecida Zacharias , Lizandra Mayara de Oliveira Teixeira
2320-2331
PDF
O ENSINO DA GEOGRAFIA A PARTIR DO DIÁLOGO DE SABERES: O PROTAGONISMO DO ALUNO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Claudionete Candia Araujo , Maria do Socorro Ferreira da Silva
2332-2342
PDF
A HETEROGENEIDADE BRASILEIRA, OS CONFLITOS MUNDIAIS E AS RELAÇÕES ESCALARES NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O LOCAL E O GLOBAL EM DESTAQUE
Nivea Massaretto Verges , João Vitor Gobis Verges
2343-2354
PDF
ENTRE SONS E IMAGENS: ENSINO DE GEOGRAFIA E LINGUAGENS
Jussara Fraga Portugal , Danielle de Santana França , Luana Cerqueira de Souza , Marcelo Alves de Queiroz
2355-2366
PDF
ARTE E GEOGRAFIA: GÊNERO E VIOLÊNCIA COSTURANDO A CIDADE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES
Felipe Costa Aguiar
2367-2379
PDF
DISSOLVER FRONTEIRAS: APROXIMAÇÕES DA GEOGRAFIA COM A ARTE E SUAS REVERBERAÇÕES NA EDUCAÇÃO
Pablo Sebastian Moreira Fernandez
2380-2393
PDF
AS RELAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DOS CELULARES: A GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO MÉDIO
Bruno Cerino dos Santos
2394-2402
PDF
AS REDES SOCIAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: CONCEPÇÕES, SÍMBOLOS E SIGNIFICADOS
Manuela Evangelista da Silva , Jussara Fraga Portugal
2403-2416
PDF
DIÁLOGOS ENTRE POESIA DE CORA CORALINA E “LUGAR" NA GEOGRAFIA A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Rosana Alves Ribas Moragas
2417-2431
PDF
A APLICAÇÃO INTERDISCIPLINAR ENTRE GEOGRAFIA E LITERATURA: UMA ABORDAGEM GEOGRÁFICA NO ENSINO ATRAVÉS DA OBRA MORTE E VIDA SEVERINA
Bruno Luiz Nascimento
2432-2440
PDF
PAISAGENS DE FÉRIAS NO SERTÃO DO CEARÁ A PARTIR DAS DISCUSSÕES DO LIVRO EXPEDIÇÕES GEOGRÁFICAS
Marcélia Vieira Torres, Alexandra Maria de Oliveira
2441-2450
PDF
LINGUAGEM PICTÓRICA E ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIMENTAÇÕES COM OBRAS DO MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE MATO GROSSO DO SUL (MARCO)
Renan Carnaúba de Oliveira, Flaviana Gasparotti Nunes
2451-2464
PDF
O TRABALHO DE CAMPO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: UMA EXPERIÊNCIA POSITIVA COMO PRÁTICA DE ENSINO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UEMG – BARBACENA - MG
HELANIA MARTINS DE SOUZA , ANA MARIA PINTO RAMOS
4460-4470
PDF
GEOGRAFIA E DIREITOS HUMANOS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM BOSSOROCA/RS
Airton Rosa Lucion Guites , Eduardo Schiavone Cardoso
4479-4489
PDF
“PESSOAL, ATENÇÃO POR FAVOR”: A PRÁTICA DOCENTE NO ESTÁGIO CURRICULAR EM GEOGRAFIA
Guilherme Cardoso Estevão, Claudio Boeira Júnior
4540-4552
PDF
Tecnologias digitais no Ensino de Geografia
UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA ANÁLISE DE CONTEÚDOS DIGITAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Renata Bernardo Andrade
2465-2479
PDF
A INTERNET COMO UM RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE ESTUDOS AMAZÔNICOS
Francisco Franco
2480-2491
PDF
A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA
Ana Maria de Oliveira Pereira , Alana Rigo Deon
2492-2502
PDF
GEOGRAFIA ECONÔMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O DESENVOLVIMENTO DE UM WEBSITE COMO FERRAMENTA DE MEDIAÇÃO DE CONHECIMENTOS GEOGRÁFICOS
Tiago Salge Araujo, Adriano Habermann
2503-2512
PDF
INTERPRETAÇÕES SOBRE O ESPAÇO GEOGRÁFICO A PARTIR DO MUNDO VIRTUAL
Luis Felipe Catusso Valle
2513-2524
PDF
CONSTRUINDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA CARTOGRAFIA NO ENSINO BÁSICO
Filipe de Araújo Oliveira , Ana Carolina Gomes Correa , Larissa Cristina Cardoso dos Anjos
2525-2536
PDF
O USO DO GOOGLE EARTH COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO ESTADUAL PADRE CHAGAS EM GUARAPUAVA- PR
Catiani Paulo do Nascimento , Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes
2537-2551
PDF
PROJETO GEO-ESCOLA: MÓDULO POÇOS DE CALDAS (MG)
Vinícius Arcanjo Monteiro
2552-2564
PDF
O USO DO GOOGLE EARTH NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
Gabriel Felippe Carneiro da Silva, Camila Nagy Correia
2565-2576
PDF
O USO DO GOOGLE MAPS NA SALA DE AULA
Camila Nagy Correia , Gabriel Felippe Carneiro da Silva
2577-2588
PDF
LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM GEOGRAFIA
Lucas da Silva Souza , Maria Francineila Pinheiro dos Santos, Lívia Danielle Rodrigues do Nascimento
2589-2599
PDF
SOCIEDADE EM REDE: O USO DAS TICs NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Rui Mauricio Fonseca Evangelista
2600-2611
PDF
TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Lívia Danielle Rodrigues do Nascimento, Maria Francineila Pinheiro dos Santos, Lucas da Silva Souza
2612-2625
PDF
TECENDO ARTICULAÇÕES ENTRE MICHEL FOUCAULT E A GEOGRAFIA: DO CURSO À APLICAÇÃO DAS ABORDAGENS
Ana Paula Nunes Chaves, Camila Benatti Policastro
2626-2637
PDF
A CIDADANIA, O CYBER-ESPAÇO E O ENSINO DE GEOGRAFIA: A REDE SOCIAL INSTAGRAM COMO POSSIBILIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Ademar Ferreira Gonçalves Júnior , Bruno Ripardo de Aguiar
2638-2649
PDF
A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS, MOVIMENTOS E POSSIBILIDADES
Lânderson Antória Barros, Christiano Corrêa Teixeira
2650-2663
PDF
A UTILIZAÇÃO DO MEME NO COTIDIANO E A SUA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA
Isaac Goulart da Silva
2664-2673
PDF
MIRANDO AO CELULAR: APRENDIZAGENS DE GEOGRAFIAS VIZINHAS
Hortência de Jesus Rodrigues Alves
2674-2687
PDF
ENSINO DE GEOGRAFIA COM AUXÍLIO DE JOGOS ONLINE: UMA ANÁLISE SOBRE O "KAHOOT"
João Vitor Gobis Verges , Nivea Massaretto Verges
2688-2696
PDF
A CRISE HÍDRICA DO DISTRITO FEDERAL. UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA NO ENSINO MÉDIO
Leonardo Romeiro Mendes, Marcelo Miller Barreto
2697-2708
PDF
USO DA REALIDADE VIRTUAL COMO PROPOSTA NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Jonas Ramos Pimentel, Phillipe Valente Cardoso
2709-2720
PDF
O USO DO GOOGLE EARTH NO ENSINO DAS COORDENADAS GEOGRÁFICAS: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICA DE ENSINO
Marcelo Miller Barreto , Leonardo Romeiro Mendes
2721-2732
PDF
USO DE GEOTECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: ANÁLISE DO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Mariana Lima Loterio
2733-2744
PDF
MINHA GEOGRAFIA: SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (SIG) E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO NO ENSINO BÁSICO
Edmar Aliciano Magalhães Barroso
2745-2758
PDF
MAPEAMENTOS E TICS: UM EXERCÍCIO DE REFLEXÃO SOBRE DIFERENTES MODOS DE APRENDER
Patrícia Silva Leal Coelho , Louriene Gonçalves dos Santos
2759-2770
PDF
A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DA VALORIZAÇÃO DAS VIVÊNCIAS COTIDIANAS DOS ALUNOS NO MUNDO GLOBALIZADO
Roberta Taiane Oliveira Pereira, Aryany Maria da Silva Ferreira, Arthur Cardoso Campos, Úrsula Râmisa Oliveira
2771-2784
PDF
NOVOS E MULTILETRAMENTOS GEOGRÁFICOS: AS MÍDIAS LOCATIVAS E SUAS APLICAÇÕES
Wander Guilherme Rocha Carvalho, José Augusto Faria de Araújo
2785-2797
PDF
Metodologias ativas no Ensino de Geografia
ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS SURDOS: METODOLOGIAS APLICADAS EM SALA DE AULA
Maria do Socorro Barbosa Almeida dos Santos, Marcela Vitória de Vasconcelos
2798-2810
PDF
O TRABALHO DE CAMPO COMO INSTRUMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO
Ricardo Chaves de Farias, Alcinéia de Souza Silva
2811-2822
PDF
MAPAS CONCEITUAIS COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA
Lucas Gabriel da Silva, Tânia Cristina Meira Garcia
2823-2836
PDF
SIMULANDO CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS – O CASO DA OEA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA PARA TRABALHAR PAUTAS CONTEMPORÂNEAS EM GEOGRAFIA
Alexandre dos Santos da Rosa
2837-2846
PDF
O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: AS CONTRIBUIÇÕES PARA UMA RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO
Kamila Santos de Paula Rabelo , Odiones de Fátima Borba
2847-2860
PDF
PROJETO NÓS PROPOMOS- METODOLOGIA ATIVA EM AÇÃO
Rosani Rigamonte
2861-2871
PDF
A ARTICULAÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO DAS METODOLOGIAS ATIVAS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA
Ana Paula Gomes Seferian
2872-2883
PDF
GEOCONHECIMENTO COMO ESTRATÉGIA DE VALORIZAÇÃO DO LUGAR
Aline Trombini Ferreira Lima
2884-2897
PDF
FORMAÇÃO DE DOCENTES EM GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Marina Soares Ribeiro
2898-2906
PDF
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ANÁLISE DESCRITIVA DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS
Júlio Cesar Libanio Duarte
2907-2921
PDF
O USO DE JOGOS DE TABULEIRO COMO APOIO PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA
Douglas Gonçalves da Silva
2922-2934
PDF
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E MODELO DE SIMULAÇÕES O CASO DA CONFERÊNCIA DE BERLIM
Joelton Carneiro de Lima
2935-2948
PDF
ENTENDIMENTOS, FONTES E PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: ESTUDO COM ESTAGIÁRIOS DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Willian Falcão Lopes , Liége Maria Sitja Fornari, Maria Inez da Silva de Souza Carvalho
2949-2962
PDF
O PROJETO NÓS PROPOMOS! E OS ESPAÇOS PÚBLICOS DE LAZER: PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA ENVOLVENDO A PARTICIPAÇÃO CIDADÃ
Valquíria Aguiar Meneghesso , Odair Ribeiro Filho, Andrea Coelho Lastória
2963-2974
PDF
O PROCESSO CRIATIVO E AS INSTALAÇÕES GEOGRÁFICAS
José Rodrigues de Morais , Emerson Ribeiro
2975-2986
PDF
BREVES NOTAS SOBRE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: UM RELATO SOBRE A APLICAÇÃO DE CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO SOCIAL
Heverton José Teixeira da Cruz , Clayton Luiz da Silva
2987-2998
PDF
CONSTRUÇÃO DE PLUVIÔMETRO E SUA CONTRIBUIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS NOÇÕES BÁSICAS DE TEMPO ATMOSFÉRICO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II
Bruna Gomes Rossin , Laís Grigolon
2999-3007
PDF
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E O ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA NA CIDADE DE BELÉM-PARÁ
Sabrina Forte e Silva Gonçalves
3008-3019
PDF
O CERRADO E O ENSINO DE GEOGRAFIA: O TRABALHO DE CAMPO E A MÚSICA COMO PROPOSTAS METODOLÓGICAS
Rafael Denis Teixeira da Cunha
3020-3030
PDF
PROMOVER COMUNIDADE DE APRENDIZES PARA MOBILIZAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
David Luiz Rodrigues de Almeida, Dayane Galdino Brito
3031-3044
PDF
GEOGRAFANDO: TEMÁTICAS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS PARQUES URBANOS
Ana Marília de Souza Silva
3045-3058
PDF
MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O APRENDIZADO SOBRE A MOBILIDADE URBANA
Lizandra Mayara de Oliveira Teixeira, Rogério Borges
3059-3067
PDF
(RE) PENSANDO A ABORDAGEM SOBRE O DESMATAMENTO NO ENSINO DE GEOGRAFIA NUMA PERSPECTIVA DE REFLEXÃO E APRENDIZAGEM EM ALTAMIRA- PA
Jéssica Ferreira de Castro, Amanda Kelly Bezerra da Silva
3068-3079
PDF
A GEOGRAFIA NAS ATIVIDADES ESCOTEIRAS: O MÉTODO DE ENSINO E FUNDAMENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Heitor Silva Sabota
3080-3092
PDF
A URBANIZAÇÃO BRASILEIRA NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Luiz Antônio de Souza Pereira
3093-3104
PDF
PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA AULA DE CAMPO EM CAMETÁ-PA
Geovana Do Rosário Silva , Matheus Carvalho De Abreu Rodrigues , Ana Carolina Dos Santos Dias , Jeniffer Andreissy Alves Souza
3105-3116
PDF
SAMBA DE ENREDO NO ENSINO DO CONCEITO DA PAISAGEM GEOGRÁFICA
Alex Soares Flores de Lima
3117-3128
PDF
A INSERÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E UTILIZAÇÃO DAS TDICS COMO PROMOÇÃO DE AUTONOMIA DISCENTE NAS AULAS DE GEOGRAFIA
Paulo Henrique Barbosa Silva
3129-3139
PDF
A AUTORREGULAÇÃO E O USO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Fernanda do Amaral Burkert, Carolina Borba dos Santos, Liz Cristiane Dias
3140-3150
PDF
METODOLOGIAS ATIVAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: INTERVENÇÕES DO PIBID COM O PROJETO VIDA NA METRÓPOLE
Marnielly Barbosa Carneiro
3151-3162
PDF
PEDAGOGIA DE PROJETOS: INTERVENÇÃO SOBRE IMPACTOS AMBIENTAIS E ELABORAÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS
Tamires Aparecida Souza Silva, Gabriel Mendes Araujo
3163-3175
PDF
O ENSINO DE GEOLOGIA: UMA PONTE ENTRE A DISCIPLINA NA ACADEMIA E A GEOGRAFIA ESCOLAR
Mariana Romanzini Freire, Thon Dalles Silva
3176-3186
PDF
A IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM
Jéssica Martins da Silva, Gerusa Martins da Silva
3187-3193
PDF
PROFESSORES E SEUS ARTESANATOS: APRENDENDO A TRANSFORMAR GEOGRAFIA EM JOGOS LÚDICOS
Ayrian Hugo Dos Santos Thédiga
3194-3205
PDF
A PESQUISA COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES A PARTIR DOS PROJETOS “PÉS NA ESTRADA DO CONHECIMENTO – INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA” E “NÓS PROPOMOS! CIDADANIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA”
Renata Brückmann , Orlando Ferretti
3206-3219
PDF
O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS INICIAIS: UMA REFLEXÃO ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUAS PRÁTICAS.
Carolina Magalhães Moreira, Brenda Cardoso Pereira, Marina Sanches Barbosa
3220-3232
PDF
ATELIÊ MULTIDISCIPLINAR: EU NO MUNDO, O MUNDO EM MIM. UM ESTUDO SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES NO LUGAR E O MEIO AMBIENTE URBANO NO JARDIM SANTA LÚCIA – CAMPINAS/SP
Juliana Andrade Moura
3233-3244
PDF
O TRABALHO DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA A CIDADE COMO EXPERIÊNCIA EDUCATIVA
Davi Melo Barbosa Bachelli
3245-3258
PDF
DIÁLOGOS E PERCEPÇÕES: RODA DE CONVERSA COMO MÉTODO DE INTERVENÇÃO
Beatriz Benati Luvizotto, Iany Teixeira Casatti
3259-3267
PDF
ENSINAR GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA EXPERIÊNCIA NO IFPA
Lucas Bussi Ferreira do Sacramento, Claudio Nascimento da Costa
3268-3279
PDF
O USO DE JOGO TEATRAL COMO PROPOSTA LÚDICA NO CONCEITO DE MIGRAÇÃO
Lucas Fukami Bittencourt , Julia de Faria, Weber Rodrigo de Carvalho
3280-3291
PDF
CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA: APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS TEMPO E CLIMA UTILIZANDO COMO DISPOSITIVO DIDÁTICO UM ESTAÇÃO METEOROLÓGICA
Baltasar Fernandes Garcia Filho
3292-3303
PDF
PERCEPÇÃO DA SEGREGAÇÃO ESPACIAL POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: ESTUDO DE CASO EM UNIDADES DE ENSINO MUNICIPAL SANTISTA
Simone Regina Baracat Bueno, Renata Barrocas
3304-3313
PDF
CONHECER PARA CONQUISTAR: O DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA DO 9O ANO EF
Stella Mendes Ferreira, Carolina Lima Vilela
3314-3327
PDF
OS DESAFIOS PARA ESTUDANTES E PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DO SÉCULO XXI E A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA DE PAULO FREIRE
Patrícia Paula da Silva, Eduardo Donizete Girotto
3328-3343
PDF
OCUPAÇÃO IRREGULAR NO FURO DO MAGUARI: ANÁLISE DA PAISAGEM A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA FOTOGRÁFICA
Aline Soares de Lima, Pedro Henrique Conceição Rodrigues
3344-3350
PDF
A APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR DO PIBID GEOGRAFIA UECE: O CASO DA ESCOLA MUNICIPAL ODILON GONZAGA BRAVEZA/FORTALEZA CE
Mateus Beserra Gomes
3351-3362
PDF
ENSINO DE GEOGRAFIA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIAS DE SALA DE AULA
Graziela Franceschet Farias
3363-3372
PDF
CARIMBA CARTOGRÁFICO: BRINCADEIRA REGIONAL COMO METODOLOGIA NO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE GEOGRAFIA
Samuel Campos Rodrigues
3373-3381
PDF
CINEMA, CLIMA E TRABALHO DE CAMPO: POSSIBILIDADES PARA ENCAMINHAR O ENSINO DE GEOGRAFIA
Jefferson da Silva Santos, Domitila Theil Radtke, Eliana Marta Barbosa de Morais
3382-3394
PDF
O TRABALHO DE CAMPO COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: DO ENSINO SUPERIOR A EDUCAÇÃO BÁSICA
Chilavert Topolski, Bárbara Jayne Budke, Claudionei Lucimar Gengnagel
3395-3405
PDF
O TRABALHO DE CAMPO NA FORMAÇÃO DO GEÓGRAFO: REFLEXÕES A PARTIR DO USO DO LEVANTAMENTO INTEGRADO DE VARIÁVEIS (LAGO LLANQUIHUE, REGIÃO DOS LAGOS, SUL DO CHILE)
Ademar Graeff, Maria Eduarda Andrade de Faria , Neimar Boettcher
3406-3416
PDF
EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO: A APLICAÇÃO DO PROJETO INTITULADO “OFICINA GEOGRÁFICA: DEFININDO CONCEITOS” NA ESCOLA ESTADUAL VISCONDE DE SOUZA FRANCO, BELÉM-PA.
Elton de Souza Queiroz, Nelson Gabriel da Silva Sindeaux
3417-3428
PDF
O ESTUDO DO LUGAR NAS OBRAS DE JORGE AMADO
Sammay Rodrigues Alves Santos, Tereza G. N. Torezani Fontes
3429-3443
PDF
CARTOGRAFIAS DO ESPAÇO COTIDIANO
Marina Sbrocco, Manoel Felix da Cruz Neto, Tânia Seneme do Canto, Ederson Costa Briguenti
3444-3454
PDF
O ENSINO DE GEOGRAFIA E O OLHAR PARA O AMBIENTE DA ESCOLA A PARTIR DA PRÁTICA DO FÓRUM AMBIENTAL ESCOLAR
Sérgio Henrique de Campos Esporte
3455-3466
PDF
RPG E O ENSINO DE GEOGRAFIA: PRESSUPOSTOS INICIAIS DE UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA
Layanne Almeida de Souza , Matheus Bueno Siqueira Moura
3467-3478
PDF
JOGANDO COM AB’SÁBER
Suzana dos Santos Matos
3479-3487
PDF
O ENSINO DAS FITOFISIONOMIAS DO CERRADO A PARTIR DA ESTRATÉGIA DE OFICINAS
Clara Lúcia Francisca de Souza, Izabelle de Cássia Chaves Galvão
3488-3497
PDF
OS CAMINHOS DA ÁGUA: PARA ONDE VAI A LAGOA COMPRIDA?
Eva Teixeira dos Santos, Anderson Antonio Molina da Silva, Márcia Regina Romero Maciel
3498-3507
PDF
ESCOLA NA PRÁTICA, A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS ESCOLARES NA FORMAÇÃO DO GRADUANDO
Lucas Costa
3508-3517
PDF
ORGANIZANDO O ESPAÇO INDUSTRIAL EM SALA DE AULA
William de Oliveira Silva da Silva
3518-3528
PDF
RELATO DE EXPERIÊNCIA - PIBID: TRABALHO DE CAMPO COMO PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA NA EEEFM PROFESSOR MANOEL LEITE CARNEIRO – BELÉM/PA
Pedro Henrique Conceição Rodrigues
4471-4478
PDF
A GEOGRAFIA ESCOLAR E OS RECURSOS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE DO USO DAS MAQUETES NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Leandro Dos Santos Oliveira, Andresa Lorrane de Carvalho Sousa
4530-4539
PDF
Políticas e Práticas curriculares no Ensino de Geografia
EXPLORAÇÃO CURRICULAR: UM BREVE ESTUDO SOBRE O ANTROPOCENO E O ENSINO DE GEOGRAFIA
Daniel Pinheiro de Carvalho, Davi Carlos Oliveira Melo
3529-3538
PDF
PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO EM GOIÁS E REFORMAS CURRICULARES: INFLUÊNCIAS NA PRÁTICA DOCENTE
Ismael Donizete Cardoso de Moraes, Leovan Alves dos Santos, Diego Nascimento Mustafé
3539-3552
PDF
AFINAL, PARA QUEM SERVE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO?
Alcinéia de Souza Silva
3553-3564
PDF
O CONCEITO DE PAISAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES ACERCA DOS CURRÍCULOS
Luis Guilherme Maturano, Andrea Coelho Lastória
3565-3575
PDF
RELAÇÃO DO GÊNERO FEMININO E ENSINO DE GEOGRAFIA: POSSIBILIDADES PEDAGOGICAS
Keila Miranda Tachevski
3576-3589
PDF
AS SIGNIFICAÇÕES CURRICULARES E SUA RELAÇÃO COM O TRABALHO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA
Leovan Alves dos Santos
3590-3603
PDF
ANÁLISE COMPARATIVA DA BNCC E DAS DIRETRIZES CURRICULARES DE CAMPINAS-SP: CONSIDERAÇÕES DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA DA REDE MUNICIPAL
Clayton José Budin , Acácia Aparecida da Silva , José Cícero Alves
3604-3614
PDF
QUESTÕES CURRICULARES E FORMAÇÃO DOCENTE POR UMA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
Ivaneide Silva dos Santos, Marcone Denys dos Reis Nunes
3615-3629
PDF
A NOÇÃO DE COMPETÊNCIA, O ENSINO DE GEOGRAFIA E A SUPERAÇÃO DA COTIDIANIDADE NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Vinicius de Oliveira Aversa
3630-3642
PDF
O ENSINO DE GEOGRAFIA NA BNCC: OS PERCURSOS DIDÁTICOS, DAS HABILIDADES ÀS COMPETÊNCIAS
Leonardo Dirceu de Azambuja
3643-3654
PDF
DISCIPLINAS DE GEOGRAFIA CULTURAL EM CURSOS DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA EM IES PÚBLICAS E PRESENCIAIS NO SUL DO BRASIL
Pedro Henrique de Souza Rafael
3655-3661
PDF
A EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO DA GEOGRAFIA
Rafaela Saraiva, Jonas Ambrósio Hamud , Kalina Salaib Springer
3662-3672
PDF
LICENCIATURAS HETERONORMATIVAS? UMA VISITA AOS FLUXUOGRAMAS DE LICENCIATURAS EM GEOGRAFIA DA UERJ
Laleska Costa de Freitas, Nilton Abranches Júnior, Layre Martins da Silva
3673-3681
PDF
A PRESENÇA DA GEOGRAFIA NO ENSINO DOS INSTITUTOS FEDERAIS NA BAIXADA FLUMINENSE
Jully Rodrigues dos Campos, Sara de Souza Figueiredo, Amanda de Castro Lima, Edileuza Dias de Queiroz
3682-3690
PDF
EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Aline Luiz Camargo
3691-3698
PDF
REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES AO ENSINO E APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA: ESTUDO DE CASO NO IFPA CAMPUS BELÉM
Sthefane Micaela Carvalho de Sousa
3699-3712
PDF
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORE(A)S DE GEOGRAFIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Camila Freire Sampaio
3713-3724
PDF
O CURRÍCULO ESCOLAR VINCULADO AOS CONHECIMENTOS GEOGRÁFICOS E O CONTEÚDO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFROBRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Rosenilde Silva dos Santos, Adriana Olívia Alves
3725-3736
PDF
O PODER DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO: PARA SUPERAR O PARADOXO DA CIÊNCIA
Rejane Cristina de Araujo Rodrigues
4515-4529
PDF
Políticas de formação de professores e o Ensino de Geografia
A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: COLABORAÇÕES NO ENSINO DE GEOGRAFIA MEDIANTE DIÁRIO DE FORMAÇÃO
Ivonete da Conceição
3737-3744
PDF
TRAJETÓRIAS DA FORMAÇÃO DOCENTE: OBSERVARAPRENDER-PRATICAR, ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Angela Souza de Jesus, Ivana Santos Nascimento Ribeiro
3745-3755
PDF
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO BRASIL, NA ESPANHA E EM PORTUGAL
Rita de Cassia Gromoni, João Pedro Pezzato
3756-3764
PDF
PARADIGMAS CRÍTICOS E OS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UFSCar SOROCABA
Lucas Gutierrez Trevisan
3765-3777
PDF
CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO PROFESSOR EM QUE ESCOLA E UNIVERSIDADE REALMENTE DIALOGUEM. EMBATES E BOAS EXPERIÊNCIAS ATRAVÉS DO PIBID
Larissa Soares de Siqueira Maria, Cleber Abreu da Silva
3778-3787
PDF
A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA
Sandra de Castro de Azevedo, Felipe Moretto Moura
3788-3801
PDF
PLANEJAR E CONHECER: A IMPORTÂNCIA DAS VIVÊNCIAS NO ESPAÇO ESCOLAR NO PERÍODO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA
Gerusa Martins da Silva, Jéssica Martins da Silva
3802-3810
PDF
ENTRE AÇÕES, PERCEPÇÕES E CONTRIBUIÇÕES: NARRATIVAS DE JOVENS PROFESSORES NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE GEOGRAFIA
Igor de Jesus Santos, Bruna Souza Silva
3811-3822
PDF
A INVISIBILIDADE DA DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
Júlia Boelter Nickel
3823-3836
PDF
ENTRE A GEOGRAFIA ACADÊMICA E A GEOGRAFIA ESCOLAR: A PRÁTICA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM GEOGRAFIA
Viviane Caetano Ferreira Gomes, Adriany de Ávila Melo Sampaio
3837-3848
PDF
A INVESTIGAÇÃO, O DIÁLOGO E A AUTOAVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS MEDIADOS PELA MONITORIA
Vânia Alves Martins Chaigar, Ana Roberta Machado Siqueira
3849-3861
PDF
PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ALUNOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA POR MEIO DE CONFECÇÃO DE MAQUETES: RELATO DE EXPERIÊNCIA E IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL
Mariana Vicentini Rodrigues, Ana Cecília Bernardes Moura Oliveira, Alícia de Oliveira Moreira Pereira, Erica Cristina Nogueira dos Santos
3862-3873
PDF
PROFESSORES DE GEOGRAFIA CONSTRUINDO ESPAÇOS DE FORMAÇÃO
Maria Bernadete Sarti da Silva Carvalho
3874-3888
PDF
REFLEXÃO ACERCA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA: IDENTIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE
Valdiléa Fabricio Gomes, Lucivania Chaves Lago
3889-3899
PDF
O PERFIL ESTUDANTIL DOS GRADUANDOS EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Otávio Augusto Herpich, Mateus Testoni Carvalho
3900-3913
PDF
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS): ENTRE A PRESCRIÇÃO E AS EXPERIÊNCIAS
Zenaira Santos, Bruna Machado da Rocha, João Pedro Lepore Leandro, Paloma Sousa Vieira da Silva
3914-3925
PDF
TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS E CURRÍCULO: A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA UEPB, CAMPUS CAMPINA GRANDE-PB
Dayane Galdino Brito, David Luiz Rodrigues de Almeida
3926-3938
PDF
PROJETOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA EM GOIÁS: CONEXÕES E DISSONÂNCIAS ENTRE A UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS E O INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS
Lorena Francisco de Souza
3939-3950
PDF
DA UNIVERSIDADE À ESCOLA BÁSICA: SEMANA DE GEOGRAFIA E PIBID NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Larissa Loyola Cavalcanti, Fabíola Barros Inácio, Árizla Emanuela Pereira Quirino
3951-3960
PDF
O PROGRAMA “RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA” NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO CERES – UFRN: REFLETINDO E CONSTRUINDO A PRÁTICA DOCENTE
Iapony Rodrigues Galvão
3961-3968
PDF
PARA O ENADE: O “ESQUEMA 3+1” PERMANECE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA?
Jéssica Gomes de Jesus
3969-3981
PDF
EJA, Educação do Campo, Educação Indígena e Quilombola no Ensino de Geografia
ESPACIALIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ÁREA CENTRAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Enio Serra, Emilio Reguera Rua
3982-3995
PDF
O ENSINO DE GEOGRAFIA E A OS DESAFIOS PARA CONSOLIDAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO
Tatiane Rodrigues de Souza, Evandro César Clemente
3995-4008
PDF
PRATICANDO CURRÍCULO INTEGRADO NO ENSINO DE GEOPOLÍTICA
Solange Francieli Vieira, Cristiane Aparecida Fontana Grümm
4009-4020
PDF
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NO INSTITUTO CEARENSE DE EDUCAÇÃO DE SURDOS
Maria Michele da Costa Soares, Felipe Júlio Soares
4021-4031
PDF
UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO NO CAMPO: ALGUNS DESAFIOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA AMAZÔNIA PARAENSE
Wallysson de Oliveira Carvalho, Daniel Mallmann Vallerius
4032-4042
PDF
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE OBSERVAÇÃO NA EJA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PPC DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Mayara Lucena da Costa
4042-4056
PDF
OFICINAS SOBRE MOVIMENTOS DA TERRA E FUSOS HORÁRIOS: RELATO DE EXPERIENCIA DA PRÁTICA DE ESTÁGIO EM GEOGRAFIA COM ALUNOS DA EJA
Luana Guidoni, Letícia Koltum Grosse
4057-4068
PDF
ENSINO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA EM UMA ESCOLA RURAL: PRÁTICA EDUCATIVA NA ESCOLA ESTADUAL JUSCELINO BENEDITO DE ARAÚJO
Igor Piazzi Santa Rosa
4069-4079
PDF
ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA CACIQUE ONOFRE KANHGREN: DIFICULDADES NA EFETIVAÇÃO DE UMA GEOGRAFIA INTERCULTURAL
Jaqueline de Paula Sabino, Rafaela Vieira Naiwerth
4080-4091
PDF
Políticas educacionais e o Ensino de Geografia
ESCOLA SEM PARTIDO OU PARTIDO DO MERCADO?
Jessilyn Gomes da Silva, Gleika Marques da Silva
4092-4105
PDF
REFORMAS EDUCACIONAIS QUE ATACAM O ENSINO DE GEOGRAFIA: A BNCC E O ESCOLA SEM PARTIDO COMO FERRAMENTAS DE RETROCESSO
Gustavo Henrique Camargo Eufrasio
4106-4118
PDF
A REFORMA DO ENSINO MÉDIO DE 2017 E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Camila Fraisoli
4119-4132
PDF
A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: A PROPOSTA DE BASE NACIONAL COMUM DO CENTRO PAULA SOUZA (SÃO PAULO)
Márcio Adriano Bredariol
4133-4146
PDF
A POLÍTICA DE FECHAMENTO DE ESCOLAS ESTADUAIS NO RIO DE JANEIRO E SUAS CONSEQUÊNCIAS SOCIOESPACIAIS
Suzana Campos Silva
4147-4161
PDF
EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E LINGUAGEM CARTOGRÁFICA: NOVOS DESAFIOS FRENTE ÀS NOVAS PROPOSTAS CURRICULARES BRASILEIRAS?
Joseane Gomes de Araújo, Andrea Aparecida Zacharias
4162-4175
PDF
AMBIENTE ESCOLAR E SEGREGAÇÃO SOCIAL
Indira Cavalcante da Rocha Marques, Anna Thereza Corrêa Trindade, Érica Adriene Andrade Macedo , Heitor Alliende da Costa
4176-4189
PDF
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DO PROJETO DE EXTENSÃO A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA
Jonas Ambrósio Hamud
4190-4200
PDF
UMA ANÁLISE SOBRE O PROJETO EDUCAÇÃO INTEGRAL INTEGRADO: UMA VIVÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Thais de Cássia Silva Lemos
4201-4213
PDF
OS DESAFIOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DE ESCOLAS MILITARIZADAS DE RORAIMA: DEPOIMENTOS DO COLÉGIO ESTADUAL MILITARIZADO MARIA DOS PRAZERES MOTA
Bruno Sobral Barrozo, Wagner da Silva Dias
4214-4226
PDF
QUEM ESCREVE O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA?
Márcio Abondanza Vitiello
4227-4239
PDF
CONHECIMENTOS GEOGRÁFICOS DAS COLEÇÕES DIDÁTICAS INTERDISCIPLINARES DO GUIA DO LIVRO DIDÁTICO 2019
Luan do Carmo da Silva , Daniel Garcias Gonçalves
4240-4250
PDF
A FUNÇÃO SOCIAL DA UNIVERSIDADE E A FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO EXTENSÃO
Renato Gadioli Augusto , Guilherme Preato Guimarães , Beatriz Peixoto Dias , Gabriel Mendes D'Ávila
4251-4260
PDF
GERENCIALISMO PRIVADO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: O INSTITUTO DE CORRESPONSABILIDADE PELA EDUCAÇÃO (ICE) NA PARAÍBA
Luiz Eugênio Pereira Carvalho, Raphaela Barbosa de Farias Rodrigues
4261-4274
PDF
OS DIFERENTES MOMENTOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: APONTAMENTOS DA CONSTRUÇÃO CURRICULAR DA GEOGRAFIA NO BRASIL
Anderson Felipe Santos Oliveira, Carlos Augusto Barros da Silva, Analice da Silva Santos
4275-4288
PDF
A LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL
Márcia Verssiane Gusmão Fagundes, Adriany de Ávila Melo Sampaio
4289-4302
PDF
Pibid e a formação do professor de Geografia
O PIBID GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO INCLUSIVAS E O PROJETO TELESSALA EM MINAS GERAIS
Maria Julia Pereira dos Santos, Lucas Victor Faria, Thiago Acilino Francisco; Renan Leobino Alves Felippe
4565-4575
PDF
A FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA: AÇÕES VOLTADAS PARA A MINIMIZAÇÃO DE PRÁTICAS DE BULLYING ESCOLAR
Kalina Salaib Springer, Luana Zimmer Sarzi
4303-4315
PDF
CONSTRUÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA EM QUE EDUCANDOS E EDUCADORES SEJAM SUJEITOS DO PROCESSO
Leda Valeria Santos
4316-4323
PDF
O PIBID COMO POLÍTICA PÚBLICA: EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
Rodrigo Rodrigues Freire Gomes , Hugo Gabriel da Silva Mota
4324-4336
PDF
ENSINO DE GEOGRAFIA E AS METODOLOGIAS ATIVAS: EXPERIÊNCIAS COM A ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM
Tiago Garrido de Paula , Denizart Fortuna
4337-4348
PDF
EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Helder Gomes Costa , Carolina Machado Rocha Busch Pereira
4349-4360
PDF
A TUTORIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: RELATOS DE UM GRUPO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA E INTERDISCIPLINAR
Fernando Guilherme Silveira Manocchio
4361-4370
PDF
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA REALIZADA PELO PIBID-GEOGRAFIA NA ESCOLA ESTADUAL PADRE JOSÉ GRIMMINCK EM ALFENASMG
Guilherme Guiari , Jamilson de Souza, Laura Andrade Viana
4371-4383
PDF
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, PRODUÇÃO DE MAPAS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: CONHECENDO OS SUJEITOS E O CONTEXTO SOCIAL DA ESCOLA MUNICIPAL MAURO SÉRGIO – ANGRA DOS REIS/ RJ
Carolina Franco Paixão, Mara Edilara Batista de Oliveira
4384-4396
PDF
CARTOGRAFIA CULTURAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Yago Jacondino Nunes, Odlaner Terra Pereira, Rafael Martins Duarte, Rosangela Lurdes Spironello
4397-4408
PDF
POR UMA GEOGRAFIA DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS: MAPEANDO A DISTRIBUIÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNICAMP DE 2018
Igor Cauê Vieira de Oliveira Pinto, Rafaela de Oliveira Mine
4409-4420
PDF
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A INSERÇÃO DOS BOLSISTAS DO PIBID NAS ESCOLAS: A PRODUÇÃO DO ATLAS ESCOLAR MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS COM CARTOGRAFIA ESCOLAR E CARTOGRAFIA SOCIAL
Mara Edilara Batista de Oliveira
4421-4432
PDF
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA E AS POTENCIALIDADES NO PIBID: CONTRIBUIÇÕES NO SUBPROJETO DE GEOGRAFIA DA UERJ- FFP
Debora Cristina Vieira de Simas
4433-4446
PDF
POTENCIALIDADES E LIMITES DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) NO FAZER DOCENTE DO PROFESSOR SUPERVISOR DE GEOGRAFIA
Maria Wesla Nogueira da Silva , Luana Borges Trigueiro de Souza , Danielle Rodrigues Da Silva
4490-4500
PDF
CARTOGRAFIA SOCIAL EM ATLAS ESCOLAR: A EXPERIÊNCIA DO PIBID GEOGRAFIA NA ESCOLA MUNICIPAL ALEXINA LOWNDES, ANGRA DOS REIS (RJ)
Nathalia Lacerda de Carvalho , Anna Beatriz Freitas Ferreira Horta , Luan de Sousa Pereira
4554-4564
PDF