CLIMATOLOGIA ESCOLAR: PERCEPÇÃO CLIMÁTICA DOS ALUNOS SURDOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA INCLUSIVA EM RELAÇÃO AO CLIMA E TEMPO ATMOSFÉRICO

  • Renato Eduardo Rodrigues de Abreu
Palavras-chave: Clima e tempo atmosférico, Alunos Surdos, Percepção

Resumo

O presente projeto de pesquisa visa desenvolver uma investigação pedagógica no ensino de geografia para alunos surdos nas temáticas clima e tempo atmosférico. Entende-se a importância no ensino da Geografia, assim como em todas as disciplinas regulares, tem-se uma obrigatoriedade crescente em debater processos que proporcione o envolvimento pleno do aluno surdo com o conteúdo trabalhado em aula. A Geografia caminha em uma perspectiva bilíngue, onde há Libras e o Português escrito dialoguem na percepção climática na vivência dos alunos na construção dos conceitos geográficos da Climatologia para o melhor aprendizado dos alunos surdos diminuindo as dificuldades de aprendizagem no ensino. Ainda há um longo caminho na busca por uma educação inclusiva íntegra, mas por meio dessa investigação científica, procura-se desenvolver métodos que contemplem o ensino de geografia e a linguagem de sinais para surdos de modo irrestrito.

Publicado
2019-12-06
Edição
Seção
Conceitos e conteúdos no Ensino de Geografia