O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A ABORDAGEM DA REDE HIDROGRÁFICA

Autores

  • Camylla Silva Otto

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Rede Hidrográfica, Caldas Novas

Resumo

Reflexões sobre o conhecimento profissional docente tem encaminhado diversos debates no interior da ciência geográfica. Dentre as discussões, uma pauta tange ao ensino dos componentes físico-naturais do espaço geográfico nas escolas, diante disso, questiona-se como os professores da Educação Básica têm mediado o ensino do solo, relevo, vegetação e rede hidrográfica nas aulas de Geografia? Dentre os diversos componentes físico-naturais optamos em trabalhar com a rede hidrográfica. Várias estratégias podem ser mobilizadas ao mediar os conteúdos geográficos, utilizar a criatividade e a imaginação para o desenvolvimento dos conteúdos é uma atividade válida, porém os conhecimentos dos professores devem estar alicerçados aos conhecimentos didáticos pedagógicos do conteúdo. Dessa forma, buscamos no presente artigo apresentar reflexões obtidas no desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), compreendendo o ensino da rede hidrográfica como o resultado da integridade entre vários componentes físico-naturais do espaço geográfico. A pesquisa tem a abordagem qualitativa em educação, por ter como sujeitos da pesquisa os professores licenciados em Geografia que atuam na Rede Estadual de Educação (REE)de Caldas Novas, considerando-os como singulares em seu processo de formação e atuação pessoal e profissional. Buscando compreender a atuação profissional desses docentes, utilizamos como técnicas de pesquisa a entrevista semiestruturada. Dessa forma, apresentamos e analisamos o conhecimento dos professores relativos ao conteúdo rede hidrográfica no contexto da Geografia Escolar e a importância desses conhecimentos estarem alicerçados a ciência por meio da formação inicial e continuada, visando uma aprendizagem do ensino de rede hidrográfica que seja significativo.

Downloads

Publicado

2019-12-06

Edição

Seção

Conceitos e conteúdos no Ensino de Geografia