O ENSINO DE GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA

  • Arthur Silva
  • Dione Grybovski
Palavras-chave: Agroecologia, Compostagem, Oficina Geográfica.

Resumo

O presente estudo apresenta resultados parciais relativos ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID Edital 7/2018 da CAPES, Edital Nº 15/PROGRAD/UFFS/2018 subprojeto Geografia – campus Erechim RS. O projeto envolve a parceria com duas escolas estaduais do município de Erexim/RS pertencentes à microrregião de Erexim, ambas localizadas na área central da cidade, atendendo estudantes tanto do município como de outros, pertencentes à microrregião, oriundos majoritariamente da área urbana. Propõe estabelecer uma reflexão sobre o ensino de Geografia e promover o ensinoaprendizagem através da Educação Ambiental com ênfase na Agroecologia. Objetivamos inicialmente estabelecer um diálogo sobre o aproveitamento dos resíduos orgânicos através do sistema de compostagem, visado assim, a conservação e melhoria do solo. O programa visa contribuir com a formação docente, promovendo a valorização do magistério, aproximação da universidade com as escolas básicas a fim de contribuir com o ensino aprendizagem, aliando a teoria com a prática. Os resultados parciais pretendem relatar a contribuição do projeto junto às escolas, promovendo a Oficina Geográfica; Agroecologia e Alimentação Saudável, conduzindo a reflexões com perspectivas didático pedagógicas. Pensando no ensino de Geografia e suas contribuições para a abordagem temática, introduzimos o diálogo relativo ao conceito de ‘solo’ e ‘terra’ e suas especificidades a partir da compreensão do solo enquanto organismo vivo, suas variações do ponto de vista da formação pedológica e dos aspectos físicos, químicos e ecológicos. Abordando a questão do processo erosivo do solo, elaboramos maquete demonstrativa através de três amostras de solo, sendo: solo descoberto, com ‘palhada’ e com cobertura vegetal, sendo que os resíduos erodidos foram coletados, afim de que os estudantes pudessem observar os diferentes resultados. Posteriormente, abordamos a questão do lixo e suas relações com os resíduos orgânicos, dialogando sobre a compostagem, resíduos e húmus para o solo. Os recursos didáticos utilizados foram: mapas, imagens, maquete do processo erosivo e composteira, bem como oferecemos amostra do resultado da compostagem em adubo orgânico. Ao finalizarmos a atividade, estabelecemos relações sobre a importância da saúde do solo na dimensão da alimentação saudável através da Educação Ambiental e Agroecologia no ensino de Geografia. 

Publicado
2019-12-06
Edição
Seção
Conceitos e conteúdos no Ensino de Geografia