A ABORDAGEM DOS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS NA GEOGRAFIA ESCOLAR

  • Leonardo Ferreira Farias da Cunha
  • Cristina Maria Costa Leite
Palavras-chave: Componentes físico-naturais, Ensino de Geografia, Ensino Médio.

Resumo

A relação entre sociedade e natureza é essencial à Geografia inclusive em sua versão Escolar. Os conteúdos ensinados na escola são aqueles considerados relevantes à compreensão da espacialidade. Neste sentido, o ensino dos componentes físico-naturais é importante para habilitar os alunos a fazerem a leitura da realidade numa perspectiva geográfica, pois tanto os elementos naturais, quanto a maneira como as sociedades se apropriam deles, são fundamentais na estruturação do espaço. Sendo assim, o objetivo geral desta investigação foi analisar a abordagem que os professores de Geografia do Ensino Médio de escolas públicas de Taguatinga, no Distrito Federal, conferiam aos componentes físico-naturais e aos conteúdos a eles relacionados. Como última etapa da Educação Básica, o Ensino Médio é o momento de revisitar e consolidar conhecimentos, e uma oportunidade de construir e reconstruir caminhos de aprendizagem. É uma investigação qualitativa que usou como instrumentos para produzir as informações empíricas entrevistas semiestruturadas exercícios de problematização e análise planos de ensino dos sujeitos participantes, quatro professores. Os resultados revelaram que: os componentes físico-naturais de modo geral são abordados de forma descritiva, informativa e fragmentária; falta clareza conceitual no tratamento dos temas e conteúdos que envolvem os componentes físico-naturais e uma abordagem geográfica dos mesmos; a formação inicial e continuada dos professores tem um efeito decisivo em sua prática pedagógica, principalmente no que se refere à (re) construção didático-pedagógica desses conteúdos. Por tudo isto, a formação inicial e continuada devem ser melhoradas e garantidas as oportunidades de construção pedagógica de conteúdos nos vários campos da geografia, ampliando a qualidade profissional docente.

Publicado
2019-12-06
Edição
Seção
Conceitos e conteúdos no Ensino de Geografia