O ENSINO DE GEOGRAFIA E OS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

  • Priscylla Karoline de Menezes

Palavras-chave:

Ensino de Geografia; Educação do Campo. Diferentes Contextos

Resumo

O artigo teve como objetivo principal refletir a importância do Ensino de Geografia no processo de construção da Educação do Campo e sua luta por uma educação crítica e de valorização à cultura camponesa. Na metodologia, foram empregados procedimentos de estudos bibliográficos e análise documental, quando buscou-se analisar obras e documentos cujo objetivo principal fosse discutir o Ensino de Geografia e a Educação do Campo. Por fim, discute-se a importância de ensinar Geografia considerando os diferentes contextos em que se pode estar inserido. Os resultados desta pesquisa indicam que: a Geografia escolar é um importante instrumento para o fortalecimento da identidade e cultura dos povos que vivem no Campo; e ensinar Geografia, pensando os diferentes contextos em que está inserido, é se assumir como sujeito de uma reflexão permanente.

Downloads

Publicado

2019-12-06

Edição

Seção

Multiculturalidade, diferenças e identidades no Ensino de Geografia