A LEI 11.645/2008 E O ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO MÉDIO

  • João Paulo Maciel
  • Lerice de Castro Garzoni
Palavras-chave: diversidade, população, respeito.

Resumo

A apresentação analisa e compara três livros didáticos de geografia que foram aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e poderiam, a partir da demanda das escolas públicas, ser distribuídos para alunos do Ensino Médio de todo país a partir de 2018. Nesses livros, foram selecionados os capítulos ou os trechos que abordam o tema da população brasileira. Baseado na crítica documental e na revisão bibliográfica, esse material foi avaliado, com o objetivo de observar como temas relacionados à lei 11.645/2008 foram tratados, desenvolvidos ou negligenciados em cada um deles. A partir desse trabalho, foi possível observar que, não raro, a abordagem sobre a população negra e indígena, assim como sua importância em termos históricos e geográficos, é pontual e pouco cuidadosa, abrindo margem para interpretações equivocadas por parte dos alunos. Também é importante destacar que a presença das nações indígenas é ainda menor em relação à da população negra, o que compromete o efetivo cumprimento da legislação aprovada há dez anos.

Publicado
2019-12-06
Edição
Seção
Multiculturalidade, diferenças e identidades no Ensino de Geografia