AS GEOTECNOLOGIAS COMO FERRAMENTAS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO DE ALUNOS SURDOS

  • André de Paula Silva
Palavras-chave: Educação inclusiva, Ensino de Geografia, Geotecnologias.

Resumo

No ensino de Geografia muita atenção é dada a importância de se construir os conceitos geográficos e que estes tenham significado para os alunos no seu cotidiano. Entretanto, quando se trata de alunos surdos o processo de aprendizagem é diferente e exige um trabalho com variados recursos e permeado por dificuldades, isso porque na maioria das vezes sempre que se pensa na construção destes conceitos, se pensa em alunos ouvintes. Partindo desta premissa, a prática de ensino foi realiza com o objetivo de propiciar essa construção do conhecimento geográfico também para surdos. Sendo assim, a prática foi realizada com uma aluna surda em uma sala regular de primeiro ano do ensino médio em parceria com sua intérprete de Libras com a duração de dois meses. Para tanto, utilizou-se também como recurso o uso de Geotecnologias como o Google Earth Pro e uma imagem de satélite do município em que a prática foi realizada, o que forneceu uma rica base tanto para o desenvolvimento da aluna surda como para os alunos ouvintes.

Publicado
2019-12-06
Edição
Seção
Multiculturalidade, diferenças e identidades no Ensino de Geografia