A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES CULTURAIS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA I

  • Felipe Júlio Soares
Palavras-chave: Geografia Escolar, Atividades Interdisciplinares, Pertencimento.

Resumo

A construção de conhecimentos geográficos no ambiente escolar perpassa muitos desafios no modelo educacional da atualidade, e sua importância se mostra presente no crescimento da produção científica voltados a temática. O presente trabalho, busca relatar e discutir as experiências decorrentes do Estágio Curricular Supervisionado em Geografia I, na escola de ensino fundamental José Estanislau Façanha, em Fortaleza-CE. Esse estudo se baseia nas observações realizadas no espaço escolar e nas comunidades próximas, sobre o contexto social; as práticas culturais, desenvolvidas por protagonistas comunitários; o processo de ensino e aprendizagem; e metodologias espaciais de educação, que chamam a atenção para a ação do estágio e principalmente do estagiário, enquanto sujeito modificador de aspectos da realidade escolar. Na análise pretendida, buscou-se compreender como a escola discute com seu entorno, temas recorrentes e ligados a realidade social local. Por meio de questionários, entrevistas, atividades interdisciplinares, e participações em sala de aula, a vivência no estágio e a compreensão acerca desses fenômenos foi significativa e proveitosa. Através dessa pesquisa, percebeu-se que a escola possui muitas atividades voltadas as culturas de pertencimento, principalmente para que os estudantes compreendam sua realidade social, evidenciando assim, metodologias de trabalho diversas e que agregam no espaço escolar, bem como nas influências por parte dos cidadãos que residem próximos a escola. Essa relação de troca, suplementa e adiciona a discussão sobre a importância da interação escola x comunidade. Com isso, atestamos que o lugar de vida dos estudantes, como referencial de valorização de suas identidades, foi aprimorado e potencialmente discutido, revelando que a prática pedagógica gerou resultados contundentes.

Publicado
2019-12-06
Edição
Seção
Multiculturalidade, diferenças e identidades no Ensino de Geografia