ENSINO DA GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR: ESCASSEZ DE PESQUISAS E DEMANDAS EM PROFUSÃO

  • Izis Santiago
  • Grace Bungenstab Alves
Palavras-chave: Ensino de Geografia, Educação Inclusiva, Formação de Professores.

Resumo

A inclusão escolar é uma demanda urgente para pensarmos uma sociedade mais justa e igualitária, baseada na participação de todos os alunos, sem exceções, na construção do conhecimento. Essa inclusão deve atender às diferenças sem discriminar ou separar os alunos em sala. Este tema ainda é pouco pesquisado na Geografia, os pesquisadores que tratam deste assunto costumam se debruçar sobre uma ou duas necessidades ou deficiências, produzindo técnicas e/ou materiais pedagógicos que atendam a um público específico, desconsiderando as demais necessidades. Nesta pesquisa analisaremos e quantificaremos as publicações voltadas à inclusão escolar em revistas de ensino de Geografia. Selecionamos as revistas com QualisCAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) de A1 a B5 considerando as revistas que apresentassem os nomes ensino e Geografia no título. Foram selecionadas as revistas: Geografia, Ensino & Pesquisa (REGEP), PESQUISAR – Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia, Revista Ensino em Geografia e Revista de Geografia, Meio Ambiente e Ensino - GEOMA. Realizamos um levantamento dos artigos do eixo Ensino de Geografia que apresentavam a temática inclusão escolar em seus títulos ou palavras-chave. O levantamento dos dados foi realizado a partir das publicações disponibilizadas nos sites das revistas selecionadas, considerando os últimos dez anos. Foram quantificados e analisados todos os artigos sobre a temática a fim de concluir o volume e as características das pesquisas publicadas a respeito do ensino da geografia na perspectiva da inclusão escolar. Assim pudemos verificar a escassez de pesquisas sobre a inclusão escolar no ensino de Geografia.

Publicado
2019-12-06
Edição
Seção
Multiculturalidade, diferenças e identidades no Ensino de Geografia