A OFICINA PEDAGÓGICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA COM O PIBID

  • Lauro Felipe Queiroz Leal
Palavras-chave: Ação e reflexão; construção coletiva; ensino e aprendizagem.

Resumo

No âmbito educacional é necessário que os docentes estejam sempre reinventando-se e buscando a formação continuada para que possam ser capazes de pensar em práticas e metodologias que fujam do ensino tradicional, e é neste sentido que as oficinas pedagógicas tornam-se recursos oportunos. Neste interím, o presente artigo busca caracterizar a oficina pedagógica como uma forma de construir conhecimentos a partir da ação e reflexão e traz como relato a experiência da oficina de “construção de saberes” desenvolvida para tratar sobre o tema da cultura brasileira. A atividade foi realizada com 80 alunos do 9o ano em duas escolas da cidade de Erechim-RS, durante atividades do PIBID sub projeto Geografia.

Publicado
2019-12-06
Edição
Seção
Multiculturalidade, diferenças e identidades no Ensino de Geografia