A TRAJETÓRIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA NOS COLÉGIOS DA CIDADE DE SÃO PAULO NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX

Autores

  • Daniel Mendes Gomes

Palavras-chave:

Instituições de ensino, professores de Geografia, livros didáticos

Resumo

Nos últimos anos, tem aumentado o número de pesquisas sobre a história do ensino de geografia nas diferentes províncias brasileiras do século XIX com o intuito de se desvendar conteúdos, objetivos, professores, livros didáticos de cada localidade, cidade ou província (SANTOS 2004); (OLIVEIRA 2011); (MAIA, 2014). Dessa forma, a concepção, já clássica, de que o Colégio Pedro II padronizou o ensino secundário, e consequentemente, o ensino de geografia ao longo do Império por meio dos seus programas e livros didáticos, vem recebendo novas contribuições que tendem a mostrar as especificidades do ensino dessa disciplina. Essa comunicação, resultante de minha pesquisa de doutorado, vem contribuir para tal debate apresentando a proliferação de colégios particulares com aulas de geografia na Cidade de São Paulo após a primeira metade do século XIX. Quem forma esses professores? Qual ensino de geografia fora proposto nesses colégios? Quais foram os livros utilizados? Qual era a geografia predominante na capital paulista? Para a composição da pesquisa utilizei os Relatórios de Instrução Pública emitidos pelo Inspetor Geral de Instrução Pública, Diogo de Mendonça Filho, localizados no Arquivo Público do Estado, e dos anúncios de colégios particulares publicados no periódico Correio Paulistano entre os anos de 1854 a 1866. Nesse trabalho, análises aprofundadas da aula de Geografia do Curso Anexo à Faculdade de Direito de São Paulo, com funcionamento na cidade desde 1834 e do Seminário Episcopal, fundado em 1854 ficaram de fora. Uma análise minuciosa dessas duas instituições extrapolaria as dimensões dessa comunicação. Assim, optamos por esse recorte para apresentar algumas instituições de ensino que começaram a funcionar na cidade de São Paulo após a Reforma Couto Ferraz em 1854.

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Publicado

2019-12-09

Edição

Seção

História da Geografia Escolar: conteúdos, recursos didáticos e ideologias