RELAÇÃO SUJEITOS E ESPAÇO: RECURSOS, INFRAESTRUTURA ESCOLAR E A INFLUÊNCIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA

  • Paloma Stefanie Silva
  • Carla Juscélia Oliveira de Souza
Palavras-chave: Geografia escolar, infraestrutura, ensino-aprendizagem

Resumo

Este trabalho compõe os resultados adquiridos durante atividade de pesquisa, simultânea e realizada no contexto do Estágio Supervisionado I, do curso de Geografia, cujo objetivo foi investigar e discutir a relação entre as condições de infraestrutura e espaço escolar com ensino-aprendizagem de geografia. Tendo em vista que a qualidade do ensino está ligada também às condições do espaço em que alunos e professores estão inseridos, a então pesquisa teve o intuito de levantar e compreender do que seria um ambiente ideal para o ensinoaprendizagem de geografia, bem como uma visão geral das relações espaço e ensino presentes na escola Estadual Dr. Antônio Batista do Nascimento, localizada no município de Piedade do Rio Grande – Minas Gerais. A metodologia consistiu na observação, no levantamento empírico e na coleta de dados através de entrevista e aplicação de questionários. Através dos resultados foi possível observar a interação que os professores possuem com a escola e com os recursos disponíveis. Segundo os professores entrevistados, os recursos multimídia (66,6%), assim como o ambiente de sala de vídeo (83,3%) são altamente solicitados na escola. Apesar disso, o uso da sala de aula (91,6%) e o recurso quadro e giz (91,6%) constituem espaço e recursos mais utilizados no ensino, na escola que apresenta, também, problemas de manutenção e necessidade de reforma na edificação. Esses aspectos interferem de maneira negativa nos resultados do ensino-aprendizagem.

Publicado
2019-12-09
Edição
Seção
História da Geografia Escolar: conteúdos, recursos didáticos e ideologias