GEOGRAFIA E LITERATURA: EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS

  • Aline de Lima Rodrigues
Palavras-chave: Geografia, Literatura, Ensino

Resumo

A presente pesquisa buscou inserir a literatura nas aulas de geografia, como um recurso didático no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, teve como preocupação central, aproximar a geografia e a literatura no ensino-aprendizagem dos conteúdos e temas geográficos para os anos iniciais. Especificamente, apresentar a literatura como ferramenta para o ensino de geografia a estudantes de Pedagogia, dentro de uma abordagem teórica e prática e, desenvolver sequências metodológicas para o ensino de geografia com livros de literatura infantil. Metodologicamente, a pesquisa organizou-se a partir da abordagem teórica sobre o tema; da apresentação do projeto “Mala de Leitura”, da realização de atividades didáticas em que a turma for dividida em grupos, cada grupo escolheu 05 livros infantis, que compuseram a mala de leitura de cada grupo. Após a escolha das obras, indicaram os aspectos geográficos encontrados nas obras e demais temas que poderiam ser trabalhados com a obra, apresentando um plano de aula de geografia para um dos livros selecionados. Dos livros escolhidos, selecionaram 01 para a apresentação lúdica, por meio de teatro de fantoches e/ou “dedoches”. Por fim, os acadêmicos foram estimulados a escrever sobre a experiência obtida com a realização das atividades propostas, inter-relacionando geografia e literatura.

Publicado
2019-12-09
Edição
Seção
Saberes e Práticas no Ensino de Geografia Infantil e Anos Iniciais do Ens. Fund.