GEOGRAFIA, INFÂNCIA E LUDICIDADE: UM DIÁLOGO SOBRE A CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS
Palavras-chave:
Geografia da Infância, Ludicidade, Conceitos e/ou expressões geográficos (as).Resumo
O ato de ensinar pressupõe um pensamento teórico e metodológico que é manifesto na escolha e organização da proposta pedagógica e as pesquisas sobre o ensino de Geografia na infância sinalizam que é preciso refletir sobre as possibilidades de construção de noções e conceitos geográficos tomando como referência a ludicidade em sala de aula. Assim, fruto das discussões e práticas vinculadas ao grupo de pesquisa Núcleo de Ensino de Geografia e Didática (NEGED), esse trabalho propõe discutir as relações entre a Geografia da infância e a ludicidade como possibilidade didático-pedagógica desde os anos iniciais, para a construção de conceitos geográficos e dinamização do processo de ensinoaprendizagem. Trata-se de um trabalho de cunho exploratório, recorrendo-se a autores que apresentam questões relacionadas à ludicidade e infância, como Martins (2006), Chalita (2015) e à construção dos conceitos, a exemplo de Bachelard (1991; 1996) e Castellar (2011), os quais buscam articular as habilidades cognitivas e sociais para a compreensão da realidade, bem como percepções referentes a um curso de formação de professores, direcionado ao Ensino de Geografia nos anos iniciais. A partir das análises da diversidade de pensamento sobre a construção do conhecimento, destacamos a necessidade de repensar a dimensão e complexidade das práticas pedagógicas, tomando o contexto como principal instrumento a ser problematizado e a ludicidade como caminho a ser trilhado. Compreendemos que a ludicidade se constitui com o “sair da rotina”, processo que pode ser desenvolvido através de jogos, brincadeiras, contação de histórias através de fantoches, dentre outros.