O CONCEITO DE ESCALA APLICADO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA

  • Andressa Cabral Barci
  • Ana Claudia Ramos Sacramento
Palavras-chave: Cartografia; Conceitos cartográficos; Escala e Proporção

Resumo

A alfabetização cartográfica tem como objetivo auxiliar os discentes do ensino básico no desenvolvimento das noções espaciais. Nesse sentido, a cartografia tem o papel de representar, através de sua linguagem, os fenômenos que ocorrem no espaço, permitindo sua leitura, análise e compreensão das relações que ele possui. Nessa pesquisa será trabalhado o conceito de escala e proporção, pois, são os conceitos que os alunos mais possuem dificuldade, devido ao seu grau de abstração. Dessa forma, tem-se como objetivo analisar como os estudantes do 6º ano do ensino fundamental compreendem os conceitos de escala e proporção. Como metodologia de pesquisa foi desenvolvido uma atividade com dois exercícios sobre esses conceitos. Os resultados mostram que os alunos possuem dificuldade em compreender e identificar esses conceitos. Desta forma, reafirma a importância do trabalho da alfabetização cartográfica nos anos iniciais

Publicado
2019-12-09
Edição
Seção
Linguagens cartográficas no Ensino de Geografia