RELEVO NA PALMA DA MÃO: ELABORAÇÃO DE MAQUETE HIPSOMÉTRICA POR ALUNOS(AS) DE ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SERRA, ESPÍRITO SANTO

Autores

  • Matheus de Oliveira Fernandes Adão
  • Natalia Barbosa Coradini

Palavras-chave:

alfabetização cartográfica, ensino de geografia, práticas escolares

Resumo

Durante o segundo semestre letivo do ano de 2018, foram aplicados conteúdos relacionados à regionalização do Brasil, formas de relevo, cartografia e outros conceitos geográficos, para alunas e alunos das turmas de 7º ano de uma escola pública municipal, localizada em Serra - Espírito Santo. A fim de sistematizar e compreender de forma lúdica e prática os conhecimentos adquiridos durante as aulas, além de estimular a alfabetização cartográfica, bolsistas do programa Residência Pedagógica para a área de Geografia, junto ao professor de geografia da escola, propuseram a elaboração de uma maquete de relevo do Brasil, dividindo as turmas em grupos de acordo com cada uma das cinco regiões do país. As maquetes auxiliam a tornar os conhecimentos cartográficos mais concretos e tangíveis, ao se manifestarem como representações tridimensionais de modelos bidimensionais (como mapas e cartas). A relevância da alfabetização cartográfica se dá na possibilidade de realizar por conta própria leituras mais dinâmicas, conclusivas e críticas a respeito do espaço e do mundo (Callai 1988 apud Cavalcanti 2013). Utilizou-se como base cartográfica um atlas escolar de fácil acesso, linguagem e manuseio simples, e disponível para todos os alunos na biblioteca da escola. As bases da maquete foram confeccionadas utilizando bandejas de ovos e papelão, e a modelagem de relevo foi feita utilizando papel machê, posteriormente pintado com tinta guache. Na perspectiva da atividade desenvolvida, trabalhar o conteúdo de uma forma prática e tangível traz benefícios para a aprendizagem da geografia a partir do momento em que o aluno é instigado a ler um mapa, entendendo seus elementos.

Downloads

Publicado

2019-12-09

Edição

Seção

Linguagens cartográficas no Ensino de Geografia