CARTOGRAFIA NARRATIVA E O ENSINO DE GEOGRAFIA: O MAPEAMENTO DE HISTÓRIAS DE VIDA COMO RECURSO METODOLÓGICO NAS ESCOLAS

Autores

  • Laura Butti do Valle

Palavras-chave:

linguagens cartográficas; metodologia de ensino; cartografia narrativa

Resumo

Atualmente a cartografia não é uma área de estudo exclusiva dos geógrafos, existe uma série de pesquisas que buscam trabalhar de forma interdisciplinar relacionando as linguagens cartográficas com diversas áreas das ciências humanas como literatura, artes e educação. Neste contexto o mapa adquire novos formatos e possibilidades e pensando nisso, este artigo discute as ideias centrais do meu projeto de mestrado no qual busco estudar a potencialidade da utilização da cartografia narrativa- onde o processo de mapeamento e a história contada são tão importantes quanto o mapa resultante no final- como metodologia de ensino de Geografia. Tendo como um dos objetivos finais a elaboração e aplicação de uma atividade prática no Ensino Fundamental que resulte em mapas significativos para os alunos proporcionando uma aproximação com os conteúdos geográficos lecionados tradicionalmente.

Downloads

Publicado

2019-12-09

Edição

Seção

Linguagens cartográficas no Ensino de Geografia