O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA
Palavras-chave:
Ensino, aprendizagem, transformaçãoResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento do raciocínio geográfico na mediação pedagógica do professor de Geografia. Em busca de alcançar esse propósito, utilizamos a pesquisa qualitativa na produção e análise dos resultados, apropriando-nos do procedimento bibliográfico e de campo. No primeiro, realizamos levantamentos do referencial teórico atinente ao raciocínio geográfico, à mediação pedagógica e às estratégias didáticopedagógicas. Em campo, realizamos observações sistematizadas com um professor de Geografia, durante o segundo semestre de 2018. Os resultados mostraram o raciocínio geográfico como um processo cognitivo, que pode ser desenvolvido no ensino de Geografia pelo professor de Geografia por meio da mobilização dos conhecimentos da ciência geográfica, do pedagógico e das condições do contexto do aluno. Sendo assim, as observações das aulas do professor apresentaram algumas dificuldades em tal desenvolvimento. Isso, pois, não houve a apropriação dos fundamentos da Geografia e nem sua articulação com os conhecimentos didático-pedagógicos.