COMPREENDER O GLOBAL A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE LUGAR

  • Marcelo Gaudêncio Brito Pureza
  • Sonia Maria Vanzella Castellar
Palavras-chave: Ensino de Geografia, Local-Global, Raciocínio Geográfico

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo uma proposta de metodologia de ensino em Geografia que possibilite a compreensão do conceito global pelos alunos do ensino Fundamental a partir de estratégias de ensino do conceito de lugar. Acreditamos que o ensino de Geografia na Educação Básica deva possibilitar ao aluno o desenvolvimento de um raciocínio geográfico, para tal, necessita organizar um conjunto de informações e conhecimentos que o ajude a compreender a realidade nas várias escalas geográficas e, cabe ao professor, tornar acessível essa aprendizagem. Sendo assim, o ensino da Geografia a partir das categorias geográficas, como o conceito global, possibilita a compreensão da realidade do aluno a partir da leitura do lugar. Assim, levar a discussão da cotidianidade como conteúdo de Geografia para alunos do ensino fundamental não se trata de um estudo do lugar como conceito fechado e de resistência a elementos de outros lugares (MASSEY, 2000), ao contrário, no lugar se reproduz a totalidade como processo de reprodução ampliada. Contudo, essa análise que relaciona lugar ao global não é uma tarefa simples, exige-se do aluno a reunião de um complexo esforço cognitivo de mediação do conhecimento cotidiano ao conhecimento cientificamente produzido. Para tal, consideramos pensar e lançar proposições metodológicas para a construção dos conceitos geográficos que torne essa relação acessível à aprendizagem do aluno.

Publicado
2019-12-09
Edição
Seção
Raciocínio geográfico no Ensino de Geografia