O XADREZ COMO INSTRUMENTO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

  • Jéssica Danielle Ferreira do Amaral
  • Sandra de Castro de Azevedo
Palavras-chave: Ensino de Geografia; Jogo de Xadrez, relações socioespaciais

Resumo

O ensino de Geografia na educação básica ainda é focado em práticas atreladas ao livro didático e às aulas expositivas, que apesar de serem necessárias no processo de ensino aprendizagem não são suficientes para despertar o interesse pela disciplina de geografia como ciência que possibilita entender a realidade. Visando ampliar os horizontes no ensino de geografia, foi planejada e desenvolvida uma atividade relacionando o Xadrez e a Geografia com objetivo de aproximar os alunos do jogo, e de levá-los a correlacionar as relações socioespaciais com as movimentações das peças realizadas no xadrez. A atividade foi realizada com alunos do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Alfenas-MG com apoio da professora supervisora de estágio e sob a coordenação da professora orientadora de estágio, envolvendo 16 estagiários, com a participação de 169 alunos do ensino médio. Para realizar a atividade houve um planejamento coletivo, no qual se discutiu sobre a relação da geografia com o xadrez, que resultou na elaboração da prática educativa. A realização da atividade no espaço da universidade foi acompanhada por vários professores da escola e houve um importante envolvimento dos alunos. Por meio da atividade foi possível perceber que o jogo de xadrez possibilitou uma ampliação do entendimento de alguns conceitos e temas relacionados aos conteúdos geográficos.

Publicado
2019-12-10
Edição
Seção
Raciocínio geográfico no Ensino de Geografia