REGIÃO E REGIONALIZAÇÃO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

  • Laís Manesco Grigolon
  • Henrique Santos Domingos
  • Bruna Rossin
  • Maria Bernadete Sarti da Silva Carvalho
Palavras-chave: Ensino de Geografia, Região e Regionalização, Cartografia

Resumo

De acordo com a abordagem Histórico-Cultural e as concepções de ensino de Geografia tendo como objetivo o desenvolvimento do Raciocínio Geográfico, o trabalho do professor é o de mediar o processo de aprendizagem de conceitos científicos por parte dos alunos. Assim, dois bolsistas do Programa Residência Pedagógica planejaram e regeram aulas sobre Região e Regionalização para uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental em uma Escola Municipal de Rio Claro/SP. A intenção era a de possibilitar aos alunos a aprendizagem de diferentes noções de Região e seus critérios para regionalização, além de averiguar e aprimorar os conhecimentos e habilidades cartográficas dos estudantes por meio de atividades como a elaboração de um croqui da sala de aula e de sua regionalização com base nas cores das carteiras, a regionalização da escola utilizando a ferramenta Google My Maps, além da exposição e discussão sobre mapas e imagens de satélite de diferentes locais e escalas. Durante as regências, parte do planejamento precisou ser alterada em função de imprevistos, entretanto, a fundamentação teórico-metodológica e a existência do plano, com as principais orientações e conteúdos, possibilitou a concretização dos objetivos, dentre eles de abordar diferentes temas da Geografia procurando evitar um ensino segmentado, descritivo e memorizador desse componente curricular.

Publicado
2019-12-10
Edição
Seção
Raciocínio geográfico no Ensino de Geografia