A CHARGE COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA TEMÁTICA URBANIZAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Eluana Carvalho da Silva

Palavras-chave:

Ensino de Geografia. Charge. Metodologia. Urbanização

Resumo

Sabemos do desafio do profissional da educação e especificamente do professor de Geografia, que consiste em conciliar e orientar um ensino significativo capaz de contribuir na formação de sujeitos críticos e reflexivos. Seguindo essa perspectiva, objetivou-se desenvolver neste projeto, uma discussão a cerca da utilização e criações de Charges como recurso metodológico no Ensino da Geografia, tendo no conteúdo urbanização o poder em levar o estudante a pensar e representar o espaço urbano de forma lúdica, prazerosa e livre, dispondo na criação e interpretação chargista um passo para o novo durante as aulas. Para alcançar os objetivos foram criadas in lócus, a partir das percepções dos estudantes, Charges ligadas à temática. A pesquisa faz parte do projeto Ciência na Escola, apoiado pela Secretária de Educação do Amazonas e Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do Amazonas, sendo direcionada aos alunos dos 2º anos, conforme proposta curricular de Geografia, turmas: 1, 2 e 3 (Ensino Médio) turno vespertino da Escola Estadual Profª. Cecília Ferreira da Silva, Manaus/Am. Ao final do projeto, compreendemos a relevância do uso da Charge nas aulas de Geografia. Como embasamento, realizamos pesquisas bibliográficas com intuito de explicar a relação Charge, Urbanização e Ensino de Geografia.

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Publicado

2019-12-10

Edição

Seção

Múltiplas linguagens no Ensino de Geografia