GEOZINE: LINGUAGEM PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Antonio Marcos Gomes da Silva
  • Eugênia Maria Dantas

Palavras-chave:

Linguagem. Geozine. Ensino de Geografia

Resumo

Este artigo aborda a linguagem no ensino de Geografia, com a seguinte problemática: como o Geozine pode se constituir um artefato de linguagens combinadas para o ensino de geografia? A questão nos conduz a compreender o ensino de Geografia a partir, do uso de diferentes linguagens em escolas públicas da cidade de Juazeiro do Norte. Metodologicamente, realizamos pesquisa bibliográfica e documental e observações das aulas de Geografia nas escolas. A partir desse percurso verificamos lacunas quanto ao uso de linguagens diversas no ensino de Geografia e propusemos a linguagem didática do Geozine. Assim, situamos o Geozine como uma linguagem que combina esteticamente diferentes elementos artísticos, textos em prosa e versos, imagens, colagens, que amplia as condições metodológicas para o ensino de geografia; se constitui como uma releitura do Fanzine, porém com um olhar voltado para a leitura geográfica do mundo a partir da ação discente; é uma metodologia de ensino em que o professor está entre o processo de criação do Fanzine pelo aluno e o direcionamento de um fazer pedagógico que requer ampliar os níveis de aprendizagem em que o aluno está imerso.

Downloads

Publicado

2019-12-10

Edição

Seção

Múltiplas linguagens no Ensino de Geografia