DISCUSSÃO SOBRE URBANIZAÇÃO PELO VIÉS DA LINGUAGEM MUSICAL: UMA EXPERIÊNCIA PROPORCIONADA PELO PIBID

Autores

  • Vitória Letícia de Jesus Sousa
  • Maíra da Silva Costa
  • Simone Santos de Oliveira

Palavras-chave:

Urbanização e música; PIBID; Ensino de Geografia

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma intervenção realizada pelos bolsistas de Iniciação à Docência-ID, vinculado à ação do Ateliê de Educação Geográfica proposto pelo subprojeto “Educação Geográfica: Diversas linguagens, formação docente e Geografia Escolar”, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com financiamento pela CAPES, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XI, tendo como locus de realização de práticas docentes a turma do 2º ano D do Ensino Médio, turno vespertino, do Colégio Estadual de Biritinga, localizado no município de Biritinga (BA). O objetivo da intervenção pedagógica foi utilizar a música para abordar o conteúdo geográfico de urbanização. Além disso, esta atividade possibilitou aos bolsistas perceberem como o uso das diversas linguagens, neste caso a música, pode mobilizar os estudantes e promover aprendizagem geográfica, pois esta intervenção permitiu identificar o nível de criticidade dos discentes acerca das aulas de Geografia e analisar como a música, enquanto dispositivo didático-pedagógico utilizado pelo professor contribui para a aprendizagem do ensino dos conteúdos geográficos. Dessa forma, o texto, estrutura-se em duas seções: a que caracteriza o objeto de estudo e contextualiza o ponto de vista dos estudantes acerca das aulas de Geografia com a integração da música e a outra que apresenta como esta pesquisa possibilitou aos bolsistas de iniciação à docência compreenderem como vem sendo trabalhada a Geografia Escolar na escola básica, entendendo a perspectiva dos estudantes, sujeitos desta pesquisa, em relação à integração realizada com a música e a compreensão dos conteúdos geográficos. Para desenvolver este trabalho foi necessária uma pesquisa de cunho qualitativo, através de levantamento bibliográfico e feito levantamento de dados com base em dados coletados a partir de questionários aplicados após as intervenções realizadas com a música para abordar conteúdos do currículo da Geografia Escolar, os quais possibilitaram afirmar que a música é um importante dispositivo didático-pedagógico para ensinar e aprender conceitos e temas da Geografia na escola e que ações interventivas como esta, proporcionadas pelo PIBID, têm sido um importante espaço-tempo de formação, tanto para os professores em formação, bolsistas ID, como para os professores que já são do quadro efetivo da educação básica, bolsistas supervisores. 

Downloads

Publicado

2019-12-10

Edição

Seção

Múltiplas linguagens no Ensino de Geografia