MAPEANDO O ESPAÇO LOCAL: CARTOGRAFIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA ALÉM DA SALA DE AULA

Autores

  • Ana Gláucia Seccatto

Palavras-chave:

Ensino de geografia, Escola do campo, Cartografia

Resumo

O presente trabalho é parte da pesquisa de doutorado em andamento no Programa de PósGraduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), a qual objetiva analisar as potencialidades da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) para o desenvolvimento das aprendizagens cartográficas e para a formação do pensamento espacial. Além disso, pretende-se verificar em que medida as TDICs possibilitam a compreensão e (re)valorização do espaço local pelos educandos e para o desenvolvimento do protagonismo dos mesmos no processo de ensino. Tendo em vista que a pesquisa se encontra em fase inicial, neste texto apresentaremos algumas reflexões e análises preliminares elaboradas com base em revisões bibliográficas e das primeiras experiências pedagógicas realizadas no ano letivo de 2018 com estudantes do Ensino Médio de uma escola do campo. As referidas experiências foram desenvolvidas por meio de atividades interdisciplinares articulando as disciplinas de Geografia e Terra Vida e Trabalho (TVT) e envolvendo o uso das TDICs na produção de mapas sobre o espaço local. Objetivou-se despertar nos estudantes o protagonismo e criatividade, explorando as potencialidades advindas do uso das tecnologias digitais aliadas ao Google Maps e do Google Earth e outras mídias auxiliares. Embora se trate de uma pesquisa ainda em andamento, foi possível constatar por meio das reflexões teóricas e das experiências pedagógicas realizadas, que as atividades propiciaram o desenvolvimento de habilidades de localização e orientação no espaço geográfico, além de (re)valorizar os conhecimentos e cultura das populações do campo e contribuir para a formação ideias e (re)conhecimento dos saberes relativos ao espaço local e a compreensão de que eles são integrantes e agentes transformadores destes espaços.

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Publicado

2019-12-10

Edição

Seção

Múltiplas linguagens no Ensino de Geografia