ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA E LITERATURA: UMA ANÁLISE COM BASE NOS ANAIS DO XIII ENPEG

Autores

  • Gabriela Klering Dias

Palavras-chave:

Ensino de Geografia Física; Literatura; Linguagens; Anais de Eventos

Resumo

O presente trabalho é um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC da autora em conjunção com um projeto de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio grande do Sul – FAPERGS. No recorte do projeto, bem como do TCC, é proposto analisar as pesquisas envolvendo a temática Literatura atrelada ao ensino de Geografia Física, tendo como parâmetros de análise as publicações (artigos completos e resumos expandidos) presentes nos anais do Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia – ENPEG da edição de 2017, avaliando dessa forma o que está sendo pesquisado acerca dessa temática. Como objetivos do trabalho, se baseia em identificar as pesquisas realizadas no âmbito do ENPEG da edição de 2017 que trabalhem a Literatura vinculada ao ensino de Geografia Física, utilizando dessa linguagem para o processo de ensino e aprendizagem dessa temática, bem como identificar as metodologias e práticas utilizadas nos artigos para, assim, classificar quais conteúdos e/ou temáticas ainda possuem demandas de projetos e oficinas voltadas aos conhecimentos da área da Geografia Física. Para a realização do trabalho, foi proposta uma revisão de literatura sobre o tema proposto e o levantamento de dados a partir dos anais do XIII ENPEG, a fim de identificar as pesquisas realizadas, seus locais e temáticas. Utilizar das diversas linguagens presentes atualmente, como a Literatura, promove conhecimentos que instiguem a imaginação e a criatividade, além de trazer um importante hábito à tona, o hábito da leitura, que promove uma melhor escrita e interpretação dos fatos. Foi realizada a pesquisa nos Anais do XIII ENPEG. Ao todo, foram 344 artigos publicados nos anais. A partir da busca pela palavra-chave Literatura, foram encontrados 14 artigos que, ao longo do texto, abordaram a temática da Literatura, ou seja, 4% do total dos artigos. A partir da seleção de artigos, foi feita a leitura dos mesmos para compreender sobre quais temáticas os textos acerca de Literatura e Ensino se tratavam. Dos 14 artigos que dialogavam sobre Literatura, somente 4 abordam a questão da Geografia Física, entre eles citando questões ambientais (lixo e suas consequências), conteúdos como hidrografia (estudo de rios e seus elementos), relevo, solo, aspectos climáticos, vegetação e biomas (no exemplo trabalhado o Bioma Cerrado). Desse modo, percebeu-se que eram trabalhadas diversas questões acerca da Geografia Física, porém nenhum dos trabalhos tratava acerca do relevo do ponto de vista de sua gênese e dos agentes internos e externos, além de outros elementos. A revisão de literatura realizada contribuiu no que tange as pesquisas acerca do ensino de Geografia Física, que vem ganhando destaque nos últimos anos. Além disso, mesclar referências do ensino de Geografia e da Geografia Física com a Literatura propõe uma pesquisa interdisciplinar.

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Publicado

2019-12-10

Edição

Seção

Múltiplas linguagens no Ensino de Geografia