A HORTA COMO PRÁTICA NAS RELAÇÕES VOLTADAS PARA O ENSINO E PARA A APRENDIZAGEM NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

  • Brenda Vitor dos Santos
Palavras-chave: Ensino Ativo; Residência Pedagógica; Geografia

Resumo

Este trabalho relata a importância da Residência Pedagógica na formação do futuro professor de Geografia e tem objetivo apresentar os resultados obtidos através das intervenções pedagógicas realizadas pela Residência Pedagógica Geografia/UFS na Escola EMEF José Antônio da Costa Melo ao longo do ano de 2018. Dentre das atividades desenvolvidas, destacase a horta escolar, pois esta proposta prática contribuiu para modificações nos hábitos e nas atitudes dos alunos no ensino fundamental, visando a formação da consciência e do respeito pelo meio ambiente e pelo ambiente escolar. Apreendeu-se também que o docente deve sempre buscar trabalhar a partir da interdisciplinaridade, demonstrando a importância da Geografia para si e para os seus educandos no mundo real, a fim de tornar o conhecimento da Ciência Geográfica algo mais prazeroso e pertinente para ambos os sujeitos do processo de ensino/aprendizagem.

Publicado
2019-12-10
Edição
Seção
Múltiplas linguagens no Ensino de Geografia