PARÓDIAS GEOGRÁFICAS: UMA ABORDAGEM LÚDICA DOS CONTEÚDOS

  • Cilene Fescina
Palavras-chave: Geografia-escolar, Recursos lúdicos, Aprendizagem Significativa

Resumo

O ensino de geografia possibilita ao aluno um contato com os saberes da geografia, que tem por objetivo estudar e analisar a superfície terrestre, a distribuição espacial dos fenômenos, bem como, a relação entre homem e natureza e suas interferências no espaço. Com isto, ao trabalhar com as paródias, possibilitou-se aos alunos um contato lúdico dos conteúdos, assim como, sua aprendizagem significativa. Os alunos de todas as séries tiveram a oportunidade de desenvolver os conteúdos trabalhados durante o 3º bimestre de forma lúdica através da composição de uma paródia. Foi incentivado o uso da criatividade, bem como, a adequação das temáticas. Observou-se diante da atividade, o envolvimento dos alunos e o comprometimento em desenvolver adequadamente a temática. Os alunos ficaram motivados e se dedicaram muito com a realização e apresentação das paródias. Percebeu-se que a abordagem permitiu um maior envolvimento com os conteúdos trabalhados. A aprendizagem deve permitir um envolvimento dos alunos, não pode ser algo estagnado ou tradicional, tem que se aproximar das experiências vividas e das habilidades que os alunos possuam permitindo que estes sejam protagonistas e provedores de seus conhecimentos.

Publicado
2019-12-10
Edição
Seção
Múltiplas linguagens no Ensino de Geografia