AS REDES SOCIAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: CONCEPÇÕES, SÍMBOLOS E SIGNIFICADOS
Palavras-chave:
Tecnologias da Informação e Comunicação. Ensino de Geografia. Redes sociais.Resumo
Estes escritos são um recorte da pesquisa realizada como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulada “A face das redes sociais no ensino de Geografia: abordagem dos conceitos globalização e lugar”, a qual contemplou como objetivo geral compreender como as redes sociais, Instagram e WhatsApp, os quais também são aplicativos de celulares, enquanto dispositivos didático-pedagógicos podem potencializar o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos globalização e lugar no ensino de Geografia na escola básica. A metodologia utilizada está ancorada numa revisão bibliográfica, a partir de uma abordagem qualitativa, delineada pela pesquisa-ação, cujo transcurso foi construído a partir do @telier (geo)tecnológico, enquanto espaço de ação-reflexão-ação através da utilização dos símbolos e significados presentes nos emojis do aplicativo WhatsApp e da rede social denominada Instagram. O locus desta pesquisa foi o Colégio Estadual de Bandiaçu (CEB), situado no distrito de Bandiaçu, município de Conceição do Coité, Território de Identidade do Sisal, estado da Bahia. Os cooperadores da pesquisa foram 21 (vinte e um) alunos da turma do 8º ano B, do turno matutino, na qual o @telier (geo)tecnológico foi desenvolvido, enquanto proposição norteadora da pesquisa a qual é delineada neste artigo. Para isto, a proposição do @telier (geo)tecnológico buscou contemplar práticas pedagógicas que evidenciassem a apropriação pedagógica das redes sociais no ensino de Geografia, a fim de potencializar a construção de uma aprendizagem mais significativa e contextualizada com os conhecimentos e saberes geográficos construídos nas trajetórias de escolarização e experienciados nos cotidianos da vida.