INTERPRETAÇÕES SOBRE O ESPAÇO GEOGRÁFICO A PARTIR DO MUNDO VIRTUAL

  • Luis Felipe Catusso Valle
Palavras-chave: Redes Sociais, Mundo Virtual, Espaço, Paisagem, Lugar

Resumo

Como componente curricular, o ensino de Geografia destaca-se pela natureza investigativa e pela interface direta com a sociedade, com a história e com a produção dos desdobramentos políticos, econômicos e sociais contemporâneos, mas vem, com cada vez mais frequência, tendo em vista a popularização do acesso á internet e a massificação das informações compartilhadas por mídias sociais, sendo influenciado pela dimensão do mundo virtual. Objetos fundamentais na estrutura geográfica, as categorias do espaço – paisagem, território e lugar – fazem parte desse conjunto de concepções expostas a diferentes interpretações na era que mescla elementos técnicos, informacionais e a subjetividade de um universo que se estabelece através das redes sociais virtuais, transformando a si mesmo, aos seus usuários, usuárias e à própria realidade (ou múltiplas realidades) à medida em que é, também, transformado na interação simultânea em diferentes escalas que conectam pontos remotos à estrutura global das telecomunicações. Este projeto de pesquisa visa introduzir linhas reflexivas acerca de diferentes interpretações acerca da forma como as categorias de espaço na Geografia vem sofrendo as influências do mundo virtual, à medida que também o influencia. Frente às flagrantes ameaças à Educação baseada no senso crítico, na Ciência e na História, o ensino da Geografia, assim como da Filosofia, Sociologia, Artes e até mesmo da Biologia, questionada pelos criacionistas, por exemplo, e da Física, ante a negação da da existência da gravidade, precisa encontrar espaços de onde possa se apropriar – os no mundo real e os no mundo virtual, para que possa continuar a conduzir a compreensão acerca dos fenômenos geográficos em prol do desenvolvimento civilizatório, individual e coletivamente.

Publicado
2019-12-11
Edição
Seção
Tecnologias digitais no Ensino de Geografia