CONSTRUINDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA CARTOGRAFIA NO ENSINO BÁSICO

Autores

  • Filipe de Araújo Oliveira
  • Ana Carolina Gomes Correa
  • Larissa Cristina Cardoso dos Anjos

Palavras-chave:

Ensino, Cartografia, Geotecnologia

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo expor uma sequência didática dos conteúdos de cartografia básica como proposta metodológica para a utilização das geotecnologias em diferentes níveis de ensino, principalmente na educação básica, experimentada com os alunos do 2º semestre do curso de Licenciatura em Geografia, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Os procedimentos metodológicos envolveram levantamentos bibliográficos, trabalhos de campo e a utilização das geotecnologias. A partir dos resultados obtidos, foi possível verificar, que ao pôr em prática os conceitos da cartografia básica, é possível construir um aprendizado significativo, trazendo a teoria para explicar situações problemas na construção da sequência didática, por exemplo: questões como adequação das coordenadas geográficas e UTM em um recorte espacial reduzido. Situações essas que envolveram os alunos na sua resolução. Conclui-se que a utilização das geotecnologias além de visar o aprimoramento no aprendizado de conceitos e teorias cartográficas também possibilitam ao aluno a transformação das informações em conhecimento e colaboração no sentido de refletir o uso da tecnologia no ensino da cartografia no meio ao qual se está inserido, despertando, assim, o interesse do aluno sobre o assunto, no intuito de manuseá-las de forma correta no seu cotidiano. 

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Publicado

2019-12-11

Edição

Seção

Tecnologias digitais no Ensino de Geografia