O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: AS CONTRIBUIÇÕES PARA UMA RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO

  • Kamila Santos de Paula Rabelo
  • Odiones de Fátima Borba
Palavras-chave: Metodologias ativas, ensino de geografia e estado da arte

Resumo

O presente artigo visa realizar um panorama do que vem sendo produzido sobre a temática metodologia ativa nas pesquisas e artigos que abordam a Geografia escolar. O objetivo da pesquisa foi analisar o estado da arte no campo da Geografia escolar, destacando as publicações que abordam a temática metodologia ativa, em publicações nos eventos científicos, periódicos, teses, dissertações, livros e capítulos de livro no período de 2014 a 2019. Para tanto, foi realizado um levantamento com o intuito de catalogar e categorizar os estudos que estão sendo, ou já foram realizados no Brasil em que as metodologias ativas são utilizadas no ensino de geografia, bem como identificar as contribuições e avanços nas práticas pedagógicas nesse campo do saber. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica para categorização do estado da arte que se caracteriza por permitir um mapeamento das produções científicas de um determinado tema. No total foram identificados 8 trabalhos que abordaram de forma direta a temática metodologias ativas, destes 5 estão voltados para a formação de professores com o uso de jogos, júri simulado, projetos interdisciplinares e PBL. Uma das pesquisas identificadas tratou da temática a partir da utilização de jogos na formação de professores e na rede básica de ensino, outra pesquisa tratou da temática usando o PBL em escolas do Ensino Médio. E por fim, uma pesquisa de cunho bibliográfico.

Publicado
2019-12-11
Edição
Seção
Metodologias ativas no Ensino de Geografia