PEDAGOGIA DE PROJETOS: INTERVENÇÃO SOBRE IMPACTOS AMBIENTAIS E ELABORAÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS

Autores

  • Tamires Aparecida Souza Silva
  • Gabriel Mendes Araujo

Palavras-chave:

Pedagogia de projetos, novas tecnologias, intervenção pedagógica, documentário

Resumo

A Pedagogia de Projetos traduz uma determinada concepção de conhecimento escolar, trazendo à tona uma reflexão sobre a aprendizagem dos alunos e os conteúdos das diferentes disciplinas. Há uma tendência, bastante generalizada no pensamento pedagógico, em colocar, como questões opostas, a participação dos alunos e a apropriação de conteúdo das disciplinas. No geral a ideia de se trabalhar com pedagogia de projeto vai além desse pensamento pedagógico predominante, pois ocorre interação entre os alunos em relação ao conteúdo ou uma determinada temática, nos quais os alunos vão abordar de uma maneira prática e participativa atuando com o seu cotidiano. Toda essa interação é mediada pelo professor, não tendo mais somente o papel de expositor do conteúdo, mas sim de intermediador dos alunos para contribuir nas ações e propostas colocadas em se trabalhar com projeto, sempre dando apoio aos alunos nas investigações, estudos e ações que os mesmos realizam no decorrer de toda intervenção do projeto que se desenvolve. Nesse âmbito, há diversas possibilidades em atuar como proposta pedagógica, uma delas o uso da tecnologia a favor no processo de ensino e aprendizagem, mais especificamente na produção de vídeos, elaboração de documentários. Tal ação é totalmente válida como proposta de intervenção para um projeto, pois se articula- se a produção de vídeos com a caracterização do espaço geográfico que o aluno se insere, fazendo – o analisar e repensar sua realidade com um olhar crítico, segundo um determinado assunto. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a proposta didática de intervenção sobre a temática de impactos ambientais e a produção de um documentário por parte dos alunos, realizada no projeto de extensão intitulado “Geografia vai à Escola”, com os alunos de 8ºano do ensino fundamental da Escola Estadual Florivaldo Leal, em Presidente Prudente-SP.

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Publicado

2019-12-12

Edição

Seção

Metodologias ativas no Ensino de Geografia