A PESQUISA COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES A PARTIR DOS PROJETOS “PÉS NA ESTRADA DO CONHECIMENTO – INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA” E “NÓS PROPOMOS! CIDADANIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA”

  • Renata Brückmann
  • Orlando Ferretti
Palavras-chave: Educação Geográfica, Colégio de Aplicação, Pesquisa na Escola

Resumo

Esse texto é um recorte de um trabalho de conclusão de curso em Geografia, a partir de uma análise e reflexão sobre duas metodologias que buscam aliar os conteúdos escolares com a formação de estudantes no ensino médio. As metodologias analisadas dialogam com uma educação emancipatória direcionado o ensino da geografia escolas para que proporcione a pesquisa científica e um olhar crítico para o território. Compreende-se que as práticas que estudamos modificam a dinâmica e perspectiva sobre a escola e o ensinar, formando novos conhecimentos relacionados aos próprios conhecimentos empíricos dos estudantes, resultando assim em um enriquecimento do pensamento crítico e o interesse do estudante como cidadão e pela cidadania, pela participação pública. A análise dos projetos se dá através de entrevista com professores e leitura de documentos, além disso, outro aspecto importante que deve ser ressaltado sobre a análise dos projetos é a experiência da autora vivenciada pelo PIBID (Programa de Bolsas de Iniciação à Docência) em Geografia da UFSC desenvolvido nos anos de 2015 à 2017 no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, estando diretamente relacionada aos dois projetos analisados.

Publicado
2019-12-12
Edição
Seção
Metodologias ativas no Ensino de Geografia