ENSINAR GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA EXPERIÊNCIA NO IFPA

  • Lucas Bussi Ferreira do Sacramento
  • Claudio Nascimento da Costa
Palavras-chave: Ensino de Geografia, Metodologia Ativa, Ensino Médio Integrado

Resumo

Este trabalho tem a finalidade de contribuir para a discussão metodológica no ensino de Geografia, por meio da reflexão sobre o papel e a relevância das informações, particularmente das notícias, no ensino-aprendizagem do saber geográfico em turmas do ensino médio integrado do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), campus Belém. Trata-se de uma intervenção baseada em uma metodologia ativa e alternativa para o ensino de geografia. Essa reflexão é produto da aplicação de um projeto de ensino aplicado em três turmas do ensino médio integrado no IFPA durante o ano letivo de 2018. Esse projeto tem como objetivos: transformar informação em conhecimentos aplicados no ensino de geografia tendo o aluno como sujeito ativo na produção de informação; produzir tecnologias educacionais voltadas ao ensino de geografia a partir das mídias de difusão informacional, como jornais impressos, digitais e blogs; fazer com que o aluno desenvolva uma maior noção de pesquisa. Assim, buscase potencializar o ensino de Geografia a partir das mídias e ferramentas disponíveis pela difusão da informação, a partir da transformação de múltiplas linguagens textuais que estão disponíveis no cotidiano desses alunos, na condição de informações isoladas e desconectadas dos contextos sócio espacial e pedagógico, mas é possível transformá-las em conhecimentos passíveis de serem aplicados no ensino da geografia escolar. A metodologia do projeto está fundamentada em três princípios: a) interatividade: todas as atividades são planejadas e realizadas em equipes orientadas pelos professores e são socializadas e debatidas nas turmas como partes componentes das avaliações bimestrais de geografia; b) análise geográfica crítica: partindo dos fundamentos da ciência geográfica, as notícias cotidianas difundidas pelo meio informacional moderno são analisadas criticamente pelos alunos para em seguida serem transformadas em produtos a serem produzidos e apresentados pelas equipes de estudantes na forma de jornais ou notícias, por exemplo; c) utilização do complexo informacional moderno.

Publicado
2019-12-12
Edição
Seção
Metodologias ativas no Ensino de Geografia