ENSINO DE GEOGRAFIA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIAS DE SALA DE AULA

  • Graziela Franceschet Farias
Palavras-chave: Ensino de Geografia, Práticas Pedagógicas; Alfabetização Cartográfica

Resumo

Essa proposta pedagógica foi construída ao longo da disciplina Geografia e Educação II, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e culminou na elaboração de um projeto didático de ensino, tendo como possibilidade didática escolhida o “Ensino de Geografia: ensaios pedagógicos em leitura de imagens e mapas”. O objetivo principal é apresentar aos acadêmicos do referido curso as possibilidades do ensino de Geografia para os anos iniciais do ensino fundamental, priorizando a prática pedagógica por meio de vivências e experiências formativas vinculadas às múltiplas realidades locais. Dessa forma, procurou-se apontar a importância da introdução e do aprofundamento dos conhecimentos referentes à linguagem/alfabetização cartográfica, que contemplam a leitura e a interpretação de mapas simples, croquis e imagens do espaço geográfico. Compreende-se que tal experiência auxilia os futuros professores pedagogos em formação para atuar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental a construírem noções básicas sobre a alfabetização cartográfica e aprendizagens significativas em Geografia, de modo que esta possa, em conjunto com a leitura, a escrita e a alfabetização matemática, contribuir para a compreensão do espaço de vivência local e global, tomando-o como objeto de estudo. Além desses saberes, aos acadêmicos também foi apresentada a possibilidade de exercitar a elaboração das etapas de um projeto didático, que consiste em um ensaio significativo para a trajetória acadêmica.

Publicado
2019-12-12
Edição
Seção
Metodologias ativas no Ensino de Geografia