CARIMBA CARTOGRÁFICO: BRINCADEIRA REGIONAL COMO METODOLOGIA NO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE GEOGRAFIA

  • Samuel Campos Rodrigues
Palavras-chave: interdisciplinaridade, Geografia, Metodologias

Resumo

O Programa Institucional de Iniciação a Docência-PIBID proporciona aos licenciandos oportunidades únicas como a de desenvolver metodologias de diversas maneiras, levando em consideração o contexto escolar em que estão inseridos. O trabalho em questão tem o objetivo de apresentar a metodologia usada e os resultados obtidos a partir da adaptação de uma brincadeira popular no estado do Ceará como uma metodologia de ensino de Geografia, mesclando conteúdos vistos em sala de aula com as regras da brincadeira, buscando trazer conteúdos que os estudantes têm um déficit para o seu cotidiano, se tratando de criando ensino fundamental II, como também salientar a importância de metodologias alternativas e lúdicas no ensino de Geografia. Diversas brincadeiras de rua que são conhecidas culturalmente podem ser adaptadas usando fundamentos das disciplinas escolares, buscando assim, fazer que o conteúdo trabalhado na escola seja relacionado com o cotidiano dos estudantes, de uma forma lúdica e menos tradicional, rompendo um pouco do modelo padrão que consiste em professor, quadro, material didático e avaliações. Da criação da atividade até os dias atuais, o método de observação do contexto social em questão sempre é utilizado para o desenvolvimento de demais atividades, pois a escola em questão se localiza em uma área de alta vulnerabilidade social, tal fator é determinante para o desenvolvimento de todas as atividades até então realizadas na escola, inclusive sobre a atividade abordada em questão. Um dos resultados esperados foi trabalhar a permanência das crianças no meio escolar e de certa forma preservar a infância dos mesmos e do ser criança no que se refere a brincar e aprender e por consequência, se desvencilhar do crime e da violência facilmente encontrados nas ruas de Fortaleza.

Publicado
2019-12-12
Edição
Seção
Metodologias ativas no Ensino de Geografia