CINEMA, CLIMA E TRABALHO DE CAMPO: POSSIBILIDADES PARA ENCAMINHAR O ENSINO DE GEOGRAFIA

  • Jefferson da Silva Santos
  • Domitila Theil Radtke
  • Eliana Marta Barbosa de Morais
Palavras-chave: Material didático, Formação de Professores, Conhecimento Geográfico

Resumo

Objetivamos apresentar uma proposta metodológica sobre o estudo de clima no ensino de Geografia, através da realização de um trabalho de campo no estado do Rio de Janeiro, durante o ano de 2018, com alunos do curso de licenciatura em Geografia, alunos da PósGraduação na área do ensino de Geografia e integrantes do NúcleoGea (Núcleo de estudos e pesquisas em Geografia, Ensino e Ambiente) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Para a realização do campo foram formados grupos de trabalho, ficando cada grupo responsável pelo desenvolvimento de um conteúdo e uma metodologia de ensino. Este artigo discute as análises realizadas a partir dos temas Clima, Cinema e trabalho de campo no ensino de Geografia, partindo de uma revisão bibliográfica dos mesmos. Já no trabalho de campo o grupo realizou aula expositiva dialogada com o uso das redes sociais para discutir Clima na Geografia e, como produto final, teve a edição de um vídeo e sua exposição na UFG. Conclui-se que o trabalho de campo se configura como metodologia de ensino e pesquisa capaz de propiciar o desenvolvimento das relações teoria-prática e componentes físiconaturais e sociais tão necessárias para a construção do conhecimento geográfico que, consequentemente, contribuiu para a formação de todos os sujeitos envolvidos na atividade.

Publicado
2019-12-12
Edição
Seção
Metodologias ativas no Ensino de Geografia