O TRABALHO DE CAMPO COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: DO ENSINO SUPERIOR A EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Chilavert Topolski
  • Bárbara Jayne Budke
  • Claudionei Lucimar Gengnagel
Palavras-chave: Trabalho de Campo; Ensino Médio; Prática pedagógica

Resumo

O trabalho de campo é responsável por consolidar os temas teóricos da Geografia, através da demonstração prática dos fenômenos que podem ser vivenciados no ambiente em que os estudantes estão inseridos. Este artigo objetiva analisar a importância da prática pedagógica do Trabalho de Campo, descrevendo a atividade realizada em 2018/1 pelos acadêmicos do V nível do curso de Geografia, da Universidade de Passo Fundo, a qual foi direcionada aos estudantes do Ensino Médio do Instituto Estadual Cardeal Arcoverde/Passo Fundo/RS. Além disso, propõe-se a refletir sobre a relevância da prática de campo como uma metodologia para o ensino de Geografia, focando nos seus potenciais, e também discutir como tal experiência contribuiu para a formação dos acadêmicos que a realizaram. O texto subdividese em três partes, a primeira refere-se a um entendimento teórico do trabalho de campo como prática da Geografia, a segunda diz respeito aos momentos do trabalho de campo, a terceira compreende as considerações finais. Através dessa experiência foi possível aproximar os acadêmicos da realidade da profissão na educação básica, pois os mesmos passaram semanas planejando e discutindo os meios para organizar com o máximo de eficácia a atividade para os estudantes do ensino médio. Além disso, aproximar os acadêmicos com a educação básica através de uma atividade de trabalho de campo foi significativo no que concerne a sua vivência, reflexão e prática pedagógica.

Publicado
2019-12-12
Edição
Seção
Metodologias ativas no Ensino de Geografia