RPG E O ENSINO DE GEOGRAFIA: PRESSUPOSTOS INICIAIS DE UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA

  • Layanne Almeida de Souza
  • Matheus Bueno Siqueira Moura
Palavras-chave: RPG, Ensino de Geografia, Estratégia Metodológica

Resumo

As pesquisas acerca do uso de estratégias de ensino têm impulsionado discussões acerca de sua importância como recurso no processo de mediação. Dentre as diversas estratégias de ensino desenvolvidas para dinamizar as aulas, o roleplaying game, conhecido como RPG ou jogo de interpretação de papéis, tem se desenvolvido no âmbito educacional como estratégia que utiliza a criatividade e a imaginação como princípios para o desenvolvimento de conteúdos em diversas áreas. Para além da criatividade e imaginação, o RPG tende a demonstrar aspectos interdisciplinares durante e na sua elaboração, sendo possível relacionar com diferentes disciplinas e conteúdos. Tendo em vista as potencialidades do uso do RPG no processo de construção de conceitos e conhecimento, é importante conhecer como estão as pesquisas acerca do uso dessa estratégia metodológica e de que forma elas estão sendo encaminhadas. A presente pesquisa, de caráter qualitativo, intenta a realizar uma breve reflexão sobre o RPG em seu contexto histórico, para assim, apresentar o levantamento bibliográfico do uso do RPG no ensino de Geografia, a partir de teses e dissertações e refletir sobre as perspectivas do uso dessa estratégia metodológica no processo de ensino e aprendizagem de Geografia.

Publicado
2019-12-12
Edição
Seção
Metodologias ativas no Ensino de Geografia