O CONCEITO DE PAISAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES ACERCA DOS CURRÍCULOS

Autores

  • Luis Guilherme Maturano
  • Andrea Coelho Lastória

Palavras-chave:

Paisagem, Currículo, Ensino de Geografia

Resumo

Este trabalho refere-se a uma pesquisa acadêmica no âmbito de Mestrado no programa de Pós-Graduação em Educação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP). A pesquisa foi impulsionado a partir de questionamentos que emergiram por meio de práticas pedagógicas sobre Paisagem elaboradas no decorrer da profissão docente na disciplina de Geografia. O conceito de Paisagem, considerado um dos mais importantes à ciência geográfica bem como na Geografia Escolar, encontra-se explicitado nos principais referenciais curriculares da escola básica brasileira, justificando assim, o valor de sua análise. Assim, apontamos como principal objetivo desta pesquisa descrever e analisar os conceitos de Paisagem presentes nos documentos curriculares oficiais das esferas federal, estadual e municipal. Nesta perspectiva, selecionamos para análise os referencias curriculares de Geografia baseados nos seguintes documentos: PCN’s (Parâmetros Curriculares Nacionais), a BNCC, o “Programa São Paulo Faz Escola” e o Referencial Curricular de Ribeirão Preto – SP. Compreendemos que para atingirmos os objetivos deste estudo seria importante utilizarmos, dentro da Metodologia, a abordagem qualitativa. Além do levantamento bibliográfico elaborado com o intuito de sustentar o corpo teórico desta pesquisa, realizamos também uma análise documental, buscando possíveis associações existentes entre a construção do conceito de Paisagem dentro da história do pensamento geográfico, e o modo como tal conceito está explicitado nos documentos curriculares oficiais. A partir do desenvolvimento e análise de dados empreendido nesta dissertação, aprontamos os seguintes resultados: a pertinência do conceito de Paisagem à Ciência Geográfica e à Geografia Escolar; entendemos que o 6º Ano é a principal etapa escolar ao desenvolvimento do conceito de Paisagem; todos os Currículos analisados apontam o conceito de Paisagem como de fundamental relevância; preocupação com o tratamento dado pela BNCC ao conceito de Paisagem, dificultando a orientação ao trabalho do professor; preocupação quanto a operacionalização do Currículo; e a aproximação da Geografia Francesa (tradicional) e Geografia Crítica nos Currículos oficiais. 

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Publicado

2019-12-12

Edição

Seção

Políticas e Práticas curriculares no Ensino de Geografia