A PRESENÇA DA GEOGRAFIA NO ENSINO DOS INSTITUTOS FEDERAIS NA BAIXADA FLUMINENSE

  • Jully Rodrigues dos Campos
  • Sara de Souza Figueiredo
  • Amanda de Castro Lima
  • Edileuza Dias de Queiroz
Palavras-chave: escola técnica; prática de ensino; ensino médio

Resumo

A pesquisa tem como foco os Institutos Federais de Ensino, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro presentes na Baixada Fluminense, onde estão sendo pesquisados os impactos desses campi na realidade socioeconômica dos alunos e como a Geografia é trabalhada na modalidade de ensino médio com formação técnica integrada, ressalta-se a importância da educação geográfica na formação do ensino médio técnico. A pesquisa tem como objetivo geral analisar o ensino de Geografia em escolas técnicas da Baixada Fluminense, e os objetivos específicos: a) pesquisar o sistema técnico na educação; b) compreender a realidade que a(s) escola(s) está(ão) inserida(s); e c) refletir a(s) contribuição(ões) da Geografia no ensino dos Institutos Federais na realidade de alunos moradores da Baixada Fluminense. Para a construção do trabalho, que está em fase inicial, serão realizadas pesquisas em referenciais teóricos, como SANTOS (2015); FREITAG (2005); HOBO e SIMÕES (2018); FORNARO (2018); entre outros; buscando compreender qual Geografia é desenvolvida nessas escolas. Além disso, também haverá a visita em diferentes campi pela Baixada Fluminense para serem observadas as diferentes realidades que essas escolas estão inseridas e serão realizadas entrevistas com discentes e docentes para verificar se há e quais são os impactos dessa formação na vida dos alunos.

Publicado
2019-12-12
Edição
Seção
Políticas e Práticas curriculares no Ensino de Geografia