REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES AO ENSINO E APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA: ESTUDO DE CASO NO IFPA CAMPUS BELÉM

  • Sthefane Micaela Carvalho de Sousa
Palavras-chave: Ensino, Aprendizagem, Recurso didático

Resumo

Este trabalho tem por finalidade tratar do ensino de geografia, especificamente do processo que permeia o ensino e a aprendizagem, a partir do uso das metodologias de ensino e dos diferentes recursos didáticos. Durante a realização do estágio supervisionado na turma de 3º ano do curso de agrimensura do IFPA Campus Belém, observamos a não interação dos alunos durante as aulas de Geografia, bem como outras situações, como: desatenção, desânimo, desmotivação e desinteresse pela Geografia, que refletiam inclusive em avaliação (notas) abaixo da média. Tais comportamentos foram significativos para gerar inquietações como por exemplo: quais elementos são preponderantes para promover essa problemática? Ou essa problemática se dá por ser um curso médio integrado? Ou o professor é o influenciador para essa questão? Seria possível outras metodologias de ensino para verificar envolvimento e aprendizagem da turma? Diante disso, pode-se entender que todos de certa forma influenciam nessa problemática e há possibilidades a serem desenvolvidas para modificar a questão apresentada, onde é necessário a reflexão do processo de ensino e aprendizagem, contudo nesse trabalho o delimitado para a resolução parcial do problema foi a utilização de um novo recurso didático (uso do vídeo: atrelado ao teatro, dramatização, documentário) que fizeram parte da pesquisa-ação desenvolvida no mesmo.

Publicado
2019-12-12
Edição
Seção
Políticas e Práticas curriculares no Ensino de Geografia