PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ALUNOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA POR MEIO DE CONFECÇÃO DE MAQUETES: RELATO DE EXPERIÊNCIA E IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL

  • Mariana Vicentini Rodrigues
  • Ana Cecília Bernardes Moura Oliveira
  • Alícia de Oliveira Moreira Pereira
  • Erica Cristina Nogueira dos Santos
Palavras-chave: Formação de professor, ensino de geografia, PIBID

Resumo

O presente trabalho descreve um relato de experiência realizados no ano de 2018 de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID, do curso de licenciatura em geografia realizados na Escola Estadual Professor Iago Pimentel, localizada no Bairro Tejuco da Cidade de São João del Rei, em MG, com alunos do 6º ano do ensino fundamental. A discussão da experiência e dos resultados alcançados com o recurso maquete possibilita confirmar o potencial do recurso maquete e tratar da importância do programa para a formação inicial do licenciando. O PIBID visa à formação do professor, o apoio à escola pública na transformação do espaço escolar, o aprimoramento no ensino pelo viés da valorização docente e o reconhecimento do espaço da escola como de produção de conhecimento. A prática proposta com maquetes permitiu acompanhar o envolvimento dos alunos com os trabalhos e com os conteúdos geográficos tratados de maneira satisfatória. 

Publicado
2019-12-12
Edição
Seção
Políticas de formação de professores e o Ensino de Geografia