RECURSOS NATURAIS E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: a logística da relação Pará-China na exportação do minério de ferro
Keywords:
Minério de ferro; Logística; Conhecimento complexo; Uso do território, Iron Ore; Logistic; Complex Knowledge; Use of territoryAbstract
Tendo como foco o crescimento da mineração no estado do Pará, o objetivo do artigo é compreender as estratégias de logística que têm sido adotadas pela Vale para reduzir os custos de transporte e tornar o minério de ferro competitivo no mercado chinês. O artigo se situa em uma discussão que defende que a competitividade da mineração no Brasil, em especial no tocante a inserção no mercado chinês, não é dada apenas por vantagens comparativas naturais, mas envolve a produção de um conhecimento complexo que é aplicado ao território com o fim de adaptá-lo ao padrão de exigência e racionalidade do setor. A logística uma dimensão chave desse processo. Os materiais utilizados neste artigo são essencialmente documentos da empresa Vale e notícias de jornais e revistas, que apoiam na obtenção de informações para compreender a logística da empresa no Norte do país. O estudo da logística foi dividido em três etapas: primeiro, a logística interna, representada pelo transporte do minério de ferro até o Terminal Porto Madeira; segundo, as decisões tomadas no porto; e, terceiro, as estratégias adotadas para o transporte marítimo.
ABSTRACT - Emphasizing the growth of mining production in the Brazilian state of Pará, the aim of this paper is to understand the logistic strategies used by Vale to reduce transportation costs and improve the competitiveness of iron ore mainly in the Chinese market. This paper is in line with a thought that the competitiveness of iron ore production is not only associated with natural comparative advantages, but also with a complex knowledge that is used to adapt the territory to the requirements and the rationality of the sector. Logistic is a core dimension in this process. The material used in this paper are mostly documents of Vale and newspapers and magazines. It is the information basis to understand the logistic of this company in the Brazilian North. The study is divided into three parts. First, the internal logistic represents the transportation of the iron ore from the mines to the Terminal Porto Madeira. Second, the decisions made in the port; third, the strategies adopted in sea transportation.