Meio técnico-científico-informacional e comércio eletrônico: pensando a difusão de inovações no território brasileiro
Palabras clave:
Uso do território; e-commerce; logística; redes; informação, Use of territory; e-commerce; logistics; networks; informationResumen
Este trabalho problematiza a difusão de inovações no território brasileiro, caracterizado por uma formação sócio-espacial periférica, tomando o comércio eletrônico como elemento de análise. Para tanto, estamos utilizando como base de método a teoria dos meios geográficos de Milton Santos. Realizamosrevisão bibliográfica e analisamos dadossecundários,especialmenteosrelatóriosproduzidos pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, além de simulações online e buscas nos websites de empresas de e-commerce. Nesta pesquisa, o foco será dado no “varejo eletrônico”, por ser a modalidade que alcançam o consumidor final de mercadorias e por sua capilaridade. O comércio eletrônico se revela como uma atividade econômica inovadora altamente dependente do meio técnico-científico-informacional e da imbricação das varáveis informação, finançase logística. A concentração daatividadetemváriosrebatimentos,dentreosquaisestáa própria localização das sedes das empresas, dos seus centros de distribuição, e dos prazos de entrega.
ABSTRACT – This paper discusses the diffusion of innovations in the Brazilian territory, characterized by a peripheral socio-spatial formation, usinge-commerceas an element oftheanalysis.Therefore,thetheoryofthegeographicalmilieusbyMilton Santos is used as a method base. We used bibliographical review and analyzed secondarydata,mainlyreportsfromtheBrazilianChamberofE-commerce,aswellas online simulations and search on the e-commerce companies’ websites. In this research, the focus will be on the “electronic retail”, because it is the modality that reaches the final consumer of goodsandalsoduetoitscapillarity.Thee-commerceis understood as an innovative economic activity extremely dependent on the techno-scientific-informational milieu and the imbrication of the variables information, finance and logistics. The activity’s concentration has many consequences, among which are the location of the companies’ headquarters, their distribution centers, and the delivery time.