Clusters na Indústria de Videogames e as Cidades um estudo de caso sobre o Brasil
Palabras clave:
Indústria de Videogames; Geografia da Inovação; Brasil, ords: Videogames Industry; Geography of Innovation; BrazilResumen
O objetivo deste artigo é analisar a formação de clusters na indústria de videogames brasileira. A escolha desse caso deu-se, sobretudo, pelo Brasil ser o maior mercado de videogames da América Latina e um dos maiores do mundo. No entanto, ser mercado consumidor não significa que os jogos sejam produzidos no país, fazendo com que a indústria brasileira de jogos digitais se torne concentre em algumas cidades do país. O aporte teórico desta pesquisa discute a criação de clusteres e sua relação com indústrias criativas. Para analisar a criação de clusters dentro das indústrias de videogames brasileira, foram levantados dados utilizando-se de dados dos dois censos da indústria disponíveis. Depois disso, identifica-se que São Paulo é a principal cidade onde a indústria de videogames no país se clusteriza, discutindo-se as razões para tal. Conclui-se que a indústria de videogames brasileira se clusteriza muito mais pelo contato com outras indústrias criativas e instituições de ensino superior do que por spin-offs das empresas já existentes no mesmo cluster.
ABSTRACT – The aim of this paper is to analyze cluster development in the Brazilian videogame industry. This case study was chosen as Brazil is the largest videogame market from Latin America and one of the largest of the world. However, a consumer market does not always translate in the development of a local industry, and the Brazilian videogame industry is developing by clustering itself in some cities. The theoretical approach to this case study discusses clustering development and its relation to creative industries in general. In order to analyze the Brazilian videogame industry’s clusterization, we use data provided by two industry censuses. By doing that, we identify São Paulo as the largest videogame industry cluster in Brazil, and debates the reasons for it. The paper concludes that the Brazilian videogame industry clusters itself because of the contact with other kinds of creative industries rather than because of company’s spin-offs that exist on the same cluster.