A construção de instrumentos meteorológicos e de uma minicisterna em escolas do ensino básico do município de Itaara, RS

Autores

  • Iago Turba Costa Universidade Federal de Santa Maria
  • Cássio Arthur Wollmann Universidade Federal de Santa Maria
  • Maurício Rizzatti Universidade Federal de Santa Maria
  • Ismael Luiz Hoppe Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.1946

Palavras-chave:

Climatologia geográfica. Elementos climáticos. Recursos didáticos. Estação meteorológica

Resumo

O ensino de Geografia, e principalmente da climatologia deve partir do local de vivência do aluno, pois a maioria dos fenômenos atmosféricos e/ou climáticos se manifestam e são percebidos pela sociedade em seu espaço imediato, ou seja, no bairro e na cidade. A proposta desse trabalho teve por objetivo, então, introduzir recursos didáticos práticos para o estudo da climatologia junto ao Clube de Ecologia Guardiões das Nascentes nas Escolas Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Lenhardt e Escola Estadual de Ensino Médio Itaara na cidade de Itaara-RS. Deste modo foi traçada uma metodologia que conceitualmente pudesse ter relevância didática para isso foram propostas metodologicamente atividades a serem cumpridas: construção/Instalação de uma mini-estação meteorológica nas escolas, Instalação de cisterna para captação de água da chuva. Por fim, com avaliação quanticamente dos recursos aplicados para o ensino da geografia climática escolar, pode-se verificar sua validade enquanto pratica pedagógica, verificando progressos para a com a metodologia proposta.

Biografia do Autor

  • Iago Turba Costa, Universidade Federal de Santa Maria
    Graduando em Geografia Licenciatura
  • Cássio Arthur Wollmann, Universidade Federal de Santa Maria
    Departamento de Geociências
  • Maurício Rizzatti, Universidade Federal de Santa Maria

    Mestrando em Geografia

  • Ismael Luiz Hoppe, Universidade Federal de Santa Maria
    Mestrando em Geografia

Referências

ARMANI, G.; GALVANI, E. Avaliação do desempenho de um abrigo meteorológico de baixo custo. Revista Brasileira de Agrometeorologia, Piracicaba-SP, v. 14, n.1, p. 116-122, 2006.

AYOADE, J. O. Introdução à climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro; 17 eds. Bertrad Brasil, 2013.

CALLAI, H. C. O. Ensino de geografia: recortes espaciais para análise. In: CASTROGIOVANNI, A. C. ET. AL. (Orgs.) Geografia em sala de aula, práticas e reflexões. Porto Alegre: Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Porto Alegre 1998.

DOTTO, B. C; O Uso de Jogos de RPG na gestão de conflitos sóciosambientais e proteção do geopratrimônio hídrico no município de itaara/ Rs. Dissertação de mestrado, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Programa de Pôs Graduação em Geografia e Geociências, RS, 2016.

HOFFMANN, J. Avaliação: Mito e desafio. 44.ed. Porto Alegre, RS: Mediação, 2014a

FERREIRA; J.S; ALMEIDA; M.C. Construção de uma mini cisterna de baixo custo para captação de água da chuva para fins não potáveis. 2015. Disponível em http://www.confea.org.br/media/Civil_construcao_de_uma_mini_cisterna_de_baixo_custo_para_captacao_de_agua_da_chuva_para_fins_nao_potaveis.pdf. Acesso em outubro de 2016

IBGE. Mapa de Biomas e de Vegetação. 2004. Disponível em http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/21052004biomashtml.shtm.

IBGE. Histórico do Município. 2010. Disponível em http://cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=431053&search=rio-grande-do-sul|itaara|infograficos:-historico.

ONU. Relatório do Desenvolvimento Humano 2011: Sustentabilidade e Equidade:Um Futuro Melhor para Todos.Copyright © 2011 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento 1 UN Plaza, New York, NY 10017, USA.ISBN: 978-92-1-626010-1

SARTORI,;M.G.B. Clima e percepção geográfica: Fundamentos teóricos à percepção climática e à bioclimatologia humana. Santa Maria, Pallotti 2014. S251c.

Slodkowski; A. C. Construção de uma mini-estação meteorológica em uma escola de Ensino Fundamental da Rede Pública de Santa Maria como suporte para o Estudo do Clima e suas repercussões a nível local. Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Geociências-Núcleo de Estudos Ambientais – NEA/CLIMAGEO/SAGEO. PROLICEN/2008

PARÂMETRO CURRICULARES NACIONAIS: Terceiro e quarto ciclos do ensino Fundamental. Brasíli: MEC SEF, 1996.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino