A construção de instrumentos meteorológicos e de uma minicisterna em escolas do ensino básico do município de Itaara, RS

Autores

  • Iago Turba Costa Universidade Federal de Santa Maria
  • Cássio Arthur Wollmann Universidade Federal de Santa Maria
  • Maurício Rizzatti Universidade Federal de Santa Maria
  • Ismael Luiz Hoppe Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.20396/sbgfa.v1i2017.1946

Palavras-chave:

Climatologia geográfica. Elementos climáticos. Recursos didáticos. Estação meteorológica

Resumo

O ensino de Geografia, e principalmente da climatologia deve partir do local de vivência do aluno, pois a maioria dos fenômenos atmosféricos e/ou climáticos se manifestam e são percebidos pela sociedade em seu espaço imediato, ou seja, no bairro e na cidade. A proposta desse trabalho teve por objetivo, então, introduzir recursos didáticos práticos para o estudo da climatologia junto ao Clube de Ecologia Guardiões das Nascentes nas Escolas Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Lenhardt e Escola Estadual de Ensino Médio Itaara na cidade de Itaara-RS. Deste modo foi traçada uma metodologia que conceitualmente pudesse ter relevância didática para isso foram propostas metodologicamente atividades a serem cumpridas: construção/Instalação de uma mini-estação meteorológica nas escolas, Instalação de cisterna para captação de água da chuva. Por fim, com avaliação quanticamente dos recursos aplicados para o ensino da geografia climática escolar, pode-se verificar sua validade enquanto pratica pedagógica, verificando progressos para a com a metodologia proposta.

Biografia do Autor

Iago Turba Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Graduando em Geografia Licenciatura

Cássio Arthur Wollmann, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Geociências

Maurício Rizzatti, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando em Geografia

Ismael Luiz Hoppe, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando em Geografia

Referências

ARMANI, G.; GALVANI, E. Avaliação do desempenho de um abrigo meteorológico de baixo custo. Revista Brasileira de Agrometeorologia, Piracicaba-SP, v. 14, n.1, p. 116-122, 2006.

AYOADE, J. O. Introdução à climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro; 17 eds. Bertrad Brasil, 2013.

CALLAI, H. C. O. Ensino de geografia: recortes espaciais para análise. In: CASTROGIOVANNI, A. C. ET. AL. (Orgs.) Geografia em sala de aula, práticas e reflexões. Porto Alegre: Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Porto Alegre 1998.

DOTTO, B. C; O Uso de Jogos de RPG na gestão de conflitos sóciosambientais e proteção do geopratrimônio hídrico no município de itaara/ Rs. Dissertação de mestrado, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Programa de Pôs Graduação em Geografia e Geociências, RS, 2016.

HOFFMANN, J. Avaliação: Mito e desafio. 44.ed. Porto Alegre, RS: Mediação, 2014a

FERREIRA; J.S; ALMEIDA; M.C. Construção de uma mini cisterna de baixo custo para captação de água da chuva para fins não potáveis. 2015. Disponível em http://www.confea.org.br/media/Civil_construcao_de_uma_mini_cisterna_de_baixo_custo_para_captacao_de_agua_da_chuva_para_fins_nao_potaveis.pdf. Acesso em outubro de 2016

IBGE. Mapa de Biomas e de Vegetação. 2004. Disponível em http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/21052004biomashtml.shtm.

IBGE. Histórico do Município. 2010. Disponível em http://cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=431053&search=rio-grande-do-sul|itaara|infograficos:-historico.

ONU. Relatório do Desenvolvimento Humano 2011: Sustentabilidade e Equidade:Um Futuro Melhor para Todos.Copyright © 2011 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento 1 UN Plaza, New York, NY 10017, USA.ISBN: 978-92-1-626010-1

SARTORI,;M.G.B. Clima e percepção geográfica: Fundamentos teóricos à percepção climática e à bioclimatologia humana. Santa Maria, Pallotti 2014. S251c.

Slodkowski; A. C. Construção de uma mini-estação meteorológica em uma escola de Ensino Fundamental da Rede Pública de Santa Maria como suporte para o Estudo do Clima e suas repercussões a nível local. Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Geociências-Núcleo de Estudos Ambientais – NEA/CLIMAGEO/SAGEO. PROLICEN/2008

PARÂMETRO CURRICULARES NACIONAIS: Terceiro e quarto ciclos do ensino Fundamental. Brasíli: MEC SEF, 1996.

Downloads

Publicado

2018-02-04

Edição

Seção

Geografia Física: Currículo, Formação e Práticas de Ensino